[janeiro 2022] Conheça o novo projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt!

[janeiro 2022] Conheça o novo projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt!

É com muita alegria que vos apresentamos o novo projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt! Este novo projeto decorrerá até novembro de 2023 e traz muitas novidades! Quais são elas?

Um novo território de intervenção: a freguesia de Campolide

Com o projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt, a metodologia deste projeto chega assim a um novo território: a freguesia de Campolide e o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

A estratégia de atuação do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, que dá resposta a vários territórios BIPZIP, vai no sentido de mitigar as problemáticas associadas às crianças e jovens que levam à exclusão social, especialmente no território da Quinta do Tarujo, acreditando que uma relação entre a comunidade e as crianças que registam insucesso escolar e manifestam comportamentos desviantes, poderá ter um impacto benéfico tanto para a inclusão social das crianças como para a integração do território na malha urbana. 

O agrupamento de escolas, no relatório de avaliação 2019-2020, identifica a necessidade da criação de medidas que reforcem os mecanismos de comunicação na comunidade educativa; medidas de reforço no apoio à aprendizagem; medidas para reforçar o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos alunos; onde a metodologia ACV.pt contribui diretamente.

A parceria com a ONG ADM Estrela

A ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento é uma IPSS fundada em dezembro de 1989. Tem desenvolvido a sua atividade e projetos de apoio às populações que apresentam maior vulnerabilidade social, na Guarda, Castelo Branco e Lisboa. 

Numa lógica de autonomização e replicação da metodologia ACV.pt, a ADM Estrela surge como um parceiro natural, ao conhecer muito bem o território de intervenção, onde já desenvolveu vários projetos.

Após um período de capacitação, e o acompanhamento contínuo da Associação Renovar a Mouraria e a Fundação Cidade de Lisboa, a ADM Estrela fará a ponte com os interlocutores no território e terá também um papel primordial na fase de sustentabilidade do projeto. 

A criação da Rede de Escolas AcademiaCV.pt!

A Rede Escolas ACV.pt consolida metodologias já testadas noutros territórios (Alvalade, Alfama, Penha de França, São Vicente), através da capacitação de diversos atores chave, designadamente ONGs locais, agrupamentos de escolas, agentes educativos, voluntários (agentes multiplicadores e disseminadores) e crianças (agentes de mudança). 

A metodologia ACV.pt dá resposta a territórios marcados pela presença de imigrantes, identificando-se uma ONG local, conhecedora do território, que estabelece parceria com o agrupamento de escolas, garantindo a implementação das atividades do projeto e a sua sustentabilidade. 

A parceria pretende testar a autonomização da metodologia ACV.pt com novas ONGs locais e novos territórios, através da criação da Rede Escolas ACV.pt.

Durante os 2 anos de execução do projeto, a equipa parceira irá dinamizar pelo menos 2 encontros da Rede Escolas ACV.pt. Nestes encontros será fomentada a partilha de experiências sobre a metodologia: boas práticas, soluções adequadas aos diferentes contextos e territórios; recursos úteis; testemunhos e reflexões críticas. Será ainda realizado um documento com os critérios de adesão à Rede de Escolas ACV.pt.

Para além destas novidades, serão ainda realizadas as seguintes atividades:

  • Recrutamento e formação de tutores voluntários, realização das tutorias
  • Acompanhamento dos tutores voluntários durante a realização das tutorias
  • Envolvimento Parental
  • Formação da comunidade educativa
  • Criação de novos recursos pedagógicos

O projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt é promovido pela Associação Renovar a Mouraria, em parceria com a Fundação Cidade de Lisboa, a ADM Estrela, a Junta de Freguesia de Campolide e o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, com o apoio da Energia BIP/ZIP.

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.

Comments on [janeiro 2022] Conheça o novo projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt!

Comments are closed.