VOLTAR LISTA DE RECURSOS Alfabeto Móvel VOCABULÁRIO ORALIDADE ESCRITA LEITURA CONCENTRAÇÃO DESCRIÇÃO 26 letras do alfabeto COMO FAZER Num material reutilizado, escrever em letras bem visíveis o alfabeto (pode haver maiúsculo e minúsculo), podem repetir-se as letras mais usadas. No final, é só recortar cada letra.. MATERIAL Material reutilizado · caixa de cereais; · rolhas de cortiça; · restos de cartolina; · caixas de cartão; Caneta ou marcador grosso; Tesoura ou x-ato; LETRAS PALAVRAS SONS ALFABETO JOGO EDUCATIVO CAÇA À LETRA 30 – 45 min* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Conhecer o nome e som das letras; · Aumentar o número de letras que conhece; · Aumentar o vocabulário; MATERIAIS COMPLEMENTARES · Canetas; · Folhas para anotar palavras; · Livros; · Revistas; · Jornais; · Folhetos de supermercado; PASSOS 1. Colocar todas as letras dentro de um saco/caixa e retirar aleatoriamente uma letra; 2. Pedir às crianças para identificarem a letra e o som; 3. Pedir para identificarem palavras que conhecem com aquela letra; 4. Ajudar a procurar e assinalar no livro/revista/folheto/jornal palavras com a letra; 5. Conforme a idade das crianças, pode criar um dicionário com as palavras encontradas; 6. Repetir o procedimento para várias letras; 7. Registar as letras e algumas palavras descobertas para síntese da sessão e exploração futura noutras atividades; * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. CRIA A TUA PALAVRA 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Aumentar o vocabulário; · Melhorar a leitura; · Trabalhar a escrita de palavras simples; MATERIAIS COMPLEMENTARES · Canetas; · Folhas para anotar palavras; · Livros; · Revistas; · Jornais; · Folhetos de supermercado; PASSOS 1. Colocar todas as letras em cima da mesa (é importante que se repitam as vogais e as consoantes mais usadas); 2. Pedir à criança para escolher uma palavra para escrever – a palavra pode estar relacionada com um tema que a trabalhar (ex. animais, profissões, nomes próprios), ou ter como base um livro, revista, jornal, imagem; 3. Dependendo da idade e nível de leitura/escrita, apoiar a criança na identificação das letras através dos sons das palavras (isolar os sons das letras, ex.: gato – gue – som guê); 4. Registar as palavras para síntese e exploração futura. DICAS / NOTAS Dependendo do tempo e da idade das crianças pode criar-se em conjunto o alfabeto – por ex., no caso das crianças mais pequenas pode levar os materiais já cortados; Este jogo pode ser usado no início ou fim da sessão para escolher um tema/palavra ou para reforçar aprendizagens.