melhorar a escrita dos alunos

recurso_1_A

DESCRIÇÃO

26 letras do alfabeto

COMO FAZER

Num material reutilizado, escrever em letras bem visíveis o alfabeto (pode haver maiúsculo e minúsculo), podem repetir-se as letras mais usadas.

No final, é só recortar cada letra..

MATERIAL

Material reutilizado
· caixa de cereais;
· rolhas de cortiça;
· restos de cartolina;
· caixas de cartão;
Caneta ou marcador grosso;
Tesoura ou x-ato;

CAÇA À LETRA

30 – 45 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Conhecer o nome e som das letras;
· Aumentar o número de letras que conhece;
· Aumentar o vocabulário;

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Canetas;
· Folhas para anotar palavras;
· Livros;
· Revistas;
· Jornais;
· Folhetos de supermercado;

PASSOS

1. Colocar todas as letras dentro de um saco/caixa e retirar aleatoriamente uma letra;

2. Pedir aos participantes para identificarem a letra e o som;

3. Pedir para identificarem palavras que conhecem com aquela letra;

4. Ajudar a procurar e assinalar no livro/revista/folheto/jornal palavras com a letra;

5. Conforme a idade dos participantes, pode criar um dicionário com as palavras encontradas;

6. Repetir o procedimento para várias letras;

7. Registar as letras e algumas palavras descobertas para síntese da sessão e exploração futura noutras atividades;

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

CRIA A TUA PALAVRA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Aumentar o vocabulário;
· Melhorar a leitura;
· Trabalhar a escrita de palavras simples;

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Canetas;
· Folhas para anotar palavras;
· Livros;
· Revistas;
· Jornais;
· Folhetos de supermercado;

PASSOS

1. Colocar todas as letras em cima da mesa (é importante que se repitam as vogais e as consoantes mais usadas);

2. Pedir ao participante para escolher uma palavra para escrever – a palavra pode estar relacionada com um tema que a trabalhar (ex. animais, profissões, nomes próprios), ou ter como base um livro, revista, jornal, imagem;

3. Dependendo da idade e nível de leitura/escrita, apoiar a criança na identificação das letras através dos sons das palavras (isolar os sons das letras, ex.: gato – gue – som guê);

4. Registar as palavras para síntese e exploração futura.

DICAS / NOTAS

Dependendo do tempo e da idade das crianças pode criar-se em conjunto o alfabeto – por ex., no caso das crianças mais pequenas pode levar os materiais já cortados;

Este jogo pode ser usado no início ou fim da sessão para escolher um tema/palavra ou para reforçar aprendizagens.