1. Colocar todos os cartões dentro de um saco/caixa e retirar aleatoriamente um cartão;
2. Ler (no caso das crianças de 1º e 2º ano) ou pedir a um/a participante para ler a afirmação, refletir e responder sim ou não (cada resposta tem uma pontuação – 0 a 2), de acordo com a sua opinião. Se houver mais participantes, todos deverão dar a sua resposta pessoal. Anotar os pontos de cada participante;
3. Repetir o procedimento até terem saído todos os cartões;
4. No final, somar os pontos de cada participante e procurar o significado no guia de interpretação, referindo-se em cada área (motivação, comportamentos, estratégias e causalidade) aquilo que a criança pode melhorar e ajudando a elaborar um plano;
5. Durante o jogo, deve apoiar a criança na reflexão sobre a consequência dos seus comportamentos e crenças e sobre o seu potencial de evolução. No final, pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar em cada área, com o apoio das sessões de tutoria.