recurso_2

DESCRIÇÃO

O Alunómetro é o “medidor do aluno” e serve para medir 4 áreas ligadas ao desenvolvimento académico: Motivação para a Escola; Perfil de estudo; Técnicas de estudo; e Responsabilidade pelo sucesso.

É composto por um total de 24 afirmações e pode ser consultado na íntegra em Imprimir Material.

Pode ser usado sob a forma de jogo de cartões, podendo adaptar-se o número de afirmações.

COMO FAZER

Reutilizar material em cartão para escrever as frases do alunómetro; recortar de forma a separar cada afirmação em um cartão.

MATERIAL

Material reutilizado
· caixa de cereais;
· restos de cartolina;
· caixas de cartão;
· folhas A4;
Caneta ou marcador grosso;
Tesoura ou x-ato;

JOGO DO ALUNÓMETRO

1 – 2 Sessões*

1 – 4

OBJETIVOS

· Refletir sobre os comportamentos face ao estudo;
· Identificar estratégias para ser um melhor aluno;
· Aumentar a autoconfiança e autorregulação;
· Melhorar a leitura e interpretação;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Cartões do alunómetro;
· Grelha de pontuação;
· Folha de interpretação de resultados;
· Folhas de anotações;

PASSOS

1. Colocar todos os cartões dentro de um saco/caixa e retirar aleatoriamente um cartão;

2. Ler (no caso das crianças de 1º e 2º ano) ou pedir a um participante para ler a afirmação, refletir e responder sim ou não (cada resposta tem uma pontuação – 0 a 2), de acordo com a sua opinião. Se houver mais participantes, todos deverão dar a sua resposta pessoal. Anotar os pontos de cada participante;

3. Repetir o procedimento até terem saído todos os cartões;

4. No final, somar os pontos de cada participante e procurar o significado no guia de interpretação, referindo-se em cada área (motivação, comportamentos, estratégias e causalidade) aquilo que o aluno pode melhorar e ajudando a elaborar um plano;

5. Durante o jogo, deve apoiar o participante na reflexão sobre a consequência dos seus comportamentos e crenças e sobre o seu potencial de evolução. No final, pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar em cada área, com o apoio das sessões de tutoria.

* Dependendo do nº de alunos, idades e grau de análise.

TESTA A TUA FORÇA
DE ESTUDO!

45 – 60 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Refletir sobre os comportamentos face ao estudo;
· Identificar estratégias para ser um melhor aluno;
· Aumentar a autoconfiança e autorregulação;
· Melhorar a leitura e interpretação;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Alunómetro – Ficha
· Grelha de Pontuação;
· Folha de interpretação de resultados;
· Folhas de anotações;

PASSOS

1. Dar a cada participante um “Alunómetro – teste de força de estudo!” e explicar que devem responder, individualmente e com sinceridade, colocando em cada afirmação, um X no “sim” ou no “não” de acordo com a sua opinião;

2. As afirmações podem ser lidas individualmente ou pode ser o facilitador (ou colegas) a ler e ajudar a interpretar (conforme o nível de português dos participantes);

3. Deve definir o tempo para a reflexão individual e respostas;

4. Depois dos participantes terem respondido a todo o “teste”, apoiar na identificação dos seus resultados, procurando o significado no guia de interpretação;

5. Para cada área (motivação, comportamentos, estratégias e causalidade) referir aquilo que o aluno pode melhorar e ajudar a elaborar um plano;

6. Durante o teste, ou no final, apoiar o aluno na reflexão sobre a consequência dos seus comportamentos e crenças e sobre o seu potencial de evolução. Pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar em cada área, com o apoio das sessões de tutoria.

DICAS / NOTAS

É importante que cada aluno identifique como pode melhorar.