VOLTAR LISTA DE RECURSOS Alunómetro AUTOCONHECIMENTO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO DESCRIÇÃO O Alunómetro é o “medidor do/a aluno/a” e serve para medir 4 áreas ligadas ao desenvolvimento académico: Motivação para a Escola; Perfil de estudo; Técnicas de estudo; e Responsabilidade pelo sucesso. É composto por um total de 24 afirmações e pode ser consultado na íntegra em Imprimir Material. Pode ser usado sob a forma de jogo de cartões, podendo adaptar-se o número de afirmações. COMO FAZER Reutilizar material em cartão para escrever as frases do alunómetro; recortar de forma a separar cada afirmação em um cartão. MATERIAL Material reutilizado · caixa de cereais; · restos de cartolina; · caixas de cartão; · folhas A4; Caneta ou marcador grosso; Tesoura ou x-ato; IMPRIMIR MATERIAL ESTUDO MOTIVAÇÃO PLANO ESTRATÉGIA MEDIDOR JOGO DO ALUNÓMETRO 1 – 2 Sessões* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Refletir sobre os comportamentos face ao estudo; · Identificar estratégias para ser um melhor aluno/a; · Aumentar a autoconfiança e autorregulação; · Melhorar a leitura e interpretação; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Cartões do alunómetro; · Grelha de pontuação; · Folha de interpretação de resultados; · Folhas de anotações; PASSOS 1. Colocar todos os cartões dentro de um saco/caixa e retirar aleatoriamente um cartão; 2. Ler (no caso das crianças de 1º e 2º ano) ou pedir a um/a participante para ler a afirmação, refletir e responder sim ou não (cada resposta tem uma pontuação – 0 a 2), de acordo com a sua opinião. Se houver mais participantes, todos deverão dar a sua resposta pessoal. Anotar os pontos de cada participante; 3. Repetir o procedimento até terem saído todos os cartões; 4. No final, somar os pontos de cada participante e procurar o significado no guia de interpretação, referindo-se em cada área (motivação, comportamentos, estratégias e causalidade) aquilo que a criança pode melhorar e ajudando a elaborar um plano; 5. Durante o jogo, deve apoiar a criança na reflexão sobre a consequência dos seus comportamentos e crenças e sobre o seu potencial de evolução. No final, pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar em cada área, com o apoio das sessões de tutoria. * Dependendo do nº de participantes, idades e grau de análise. TESTA A TUA FORÇA DE ESTUDO! 45 – 60 min 1 – 4 OBJETIVOS · Refletir sobre os comportamentos face ao estudo; · Identificar estratégias para ser melhor aluno/a; · Aumentar a autoconfiança e autorregulação; · Melhorar a leitura e interpretação; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Alunómetro – Ficha · Grelha de Pontuação; · Folha de interpretação de resultados; · Folhas de anotações; PASSOS 1. Dar a cada participante um “Alunómetro – teste de força de estudo!” e explicar que devem responder, individualmente e com sinceridade, colocando em cada afirmação, um X no “sim” ou no “não” de acordo com a sua opinião; 2. As afirmações podem ser lidas individualmente ou pode ser o/a tutor/a (ou colegas) a ler e ajudar a interpretar (conforme o nível de português das crianças); 3. Deve definir o tempo para a reflexão individual e respostas; 4. Depois das crianças terem respondido a todo o “teste”, apoiar na identificação dos seus resultados, procurando o significado no guia de interpretação; 5. Para cada área (motivação, comportamentos, estratégias e causalidade) referir aquilo que a criança pode melhorar e ajudar a elaborar um plano; 6. Durante o teste, ou no final, apoiar a criança na reflexão sobre a consequência dos seus comportamentos e crenças e sobre o seu potencial de evolução. Pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar em cada área, com o apoio das sessões de tutoria. DICAS / NOTAS É importante que cada criança identifique como pode melhorar.