VOLTAR LISTA DE RECURSOS Alvo das emoções AUTOCONFIANÇA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM AUTOCONHECIMENTO EMOÇÕES DESENVOLVIMENTO SOCIAL DESCRIÇÃO Alvo de papel e 8 ideogramas representando diferentes emoções (emojis). COMO FAZER Descarregar a imagem deste PDF e imprimir. MATERIAL Alvo e ideogramas impressos. IMPRIMIR MATERIAL CARAS EXPRESSÕES ALVO AVALIAÇÃO EMOJIS ALVO DAS EMOÇÕES 0 – 15 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade e/ou a escrita; · Promover o autoconhecimento; · Identificar e auto avaliar emoções. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Caneta / lápis; · Bostik; PASSOS 1. Apresentar o alvo e os emojis às crianças; 2. Pedir a cada participante para escolher um emoji em função de como se sente em relação a… (ex: à sessão/aula/atividade, em relação a alguma situação específica, etc.); 3. Pedir a cada participante para colocar o emoji escolhido no alvo (usando um bocado de bostik), em função da intensidade da emoção, explicando que quanto mais perto do centro mais intensa a emoção e quanto mais longe do centro menos intensa; 4. Facilitar a reflexão sobre a emoção e a intensidade escolhidas – colocar perguntas como: “porque achas que te sentes assim?”, “como gostarias de te sentir?”, “o que tem de mudar para não te sentires assim?”); 5. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir para escrever o nome de cada emoção debaixo da ilustração, ou para dizer oralmente. DICAS / NOTAS Com crianças mais pequenas, poderá fazer-se uma seleção prévia de algumas emoções mais “básicas” a trabalhar/utilizar no jogo; com crianças mais velhas e jovens poderemos trabalhar todas as emoções; Poderá ser necessário trabalhar as emoções de forma individual e não em grupo; Este recurso pode ser utilizado para avaliar uma sessão ou atividade; Poderá plastificar o alvo para ser mais durável.