exercícios para trabalhar as emoções

DESCRIÇÃO

Alvo de papel e 8 ideogramas representando diferentes emoções (emojis).

COMO FAZER

Descarregar a imagem deste PDF e imprimir.

MATERIAL

Alvo e ideogramas impressos.

ALVO DAS
EMOÇÕES

0 – 15 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade e/ou a escrita;
· Promover o autoconhecimento;
· Identificar e auto avaliar emoções.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Caneta / lápis;
· Bostik;

PASSOS

1. Apresentar o alvo e os emojis aos participantes;

2. Pedir a cada participante para escolher um emoji em função de como se sente em relação a… (ex: à sessão/aula/atividade, em relação a alguma situação específica, etc.);

3. Pedir a cada participante para colocar o emoji escolhido no alvo (usando um bocado de bostik), em função da intensidade da emoção, explicando que quanto mais perto do centro mais intensa a emoção e quanto mais longe do centro menos intensa;

4. Facilitar a reflexão sobre a emoção e a intensidade escolhidas – colocar perguntas como: “porquê achas que te sentes assim?”, “como gostarias de te sentir?”, “o que tem de mudar para não te sentires assim?”);

5. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir para escrever o nome de cada emoção debaixo da ilustração, ou para dizer oralmente.

DICAS / NOTAS

Com crianças mais pequenas, poderá fazer-se uma seleção prévia de algumas emoções mais “básicas” a trabalhar/utilizar no jogo; com crianças mais velhas e jovens poderemos trabalhar todas as emoções;

Poderá ser necessário trabalhar as emoções de forma individual e não em grupo;

Este recurso pode ser utilizado para avaliar uma sessão ou atividade;

Poderá plastificar o alvo para ser mais durável.