VOLTAR LISTA DE RECURSOS Cubos de histórias VOCABULÁRIO ORALIDADE ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO CRIATIVIDADE INTERCULTURALIDADE DESCRIÇÃO Conjunto de cubos com imagens/símbolos simples. COMO FAZER PDF para descarregar e montar cubos. MATERIAL Tesoura ou x-ato; Cola. IMPRIMIR MATERIAL DADOS HISTÓRIAS IMAGENS JOGO EDUCATIVO CRIA A TUA HISTÓRIA 45 – 60 min* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português; · Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações; · Promover a criatividade e imaginação; · Trabalhar a interculturalidade. MATERIAIS COMPLEMENTARES — PASSOS 1. Pedir a uma criança para lançar os dados e explicar que tem 2 minutos para identificar e organizar os ícones/imagens formando uma história; explicar que pode lançar novamente 1 ou 2 dados se houver dificuldades em incluí-los na história; 2. Ajudar, juntamente com as restantes crianças, a “criar” a história, com algumas sugestões; 3. Todas as crianças lançam os dados e criam uma história, que tem de ser diferente das anteriores; 4. Aproveitar a criação da história e a interpretação das imagens, para promover o respeito pelas ideias do outro, contextualizar o contexto cultural, as tradições, o imaginário, sempre que houver oportunidade. Enriquecer as histórias através das várias ideias e perspetivas interculturais; 5. Opção de registar as várias histórias por escrito para facilitar a compreensão e aumentar o vocabulário escrito. * Depende do nº de participantes e da exploração do tema. A NOSSA HISTÓRIA 45 – 60 min* 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português; · Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações; · Promover a criatividade e imaginação; · Trabalhar a interculturalidade. MATERIAIS COMPLEMENTARES — PASSOS 1. Distribuir os dados pelas crianças; 2. Pedir a uma criança para lançar um dado e conforme a sua interpretação da imagem, iniciar a história; 3. A criança seguinte (pode ser o/a tutor/a, no caso de uma sessão individual), deve lançar outro dado e dar continuidade à história, conforme a imagem; 4. Alternadamente vão construindo uma história coletiva, que termina quando o último dado for lançado. 5. Podem ser colocadas perguntas pelo/a tutor/a para complementar e enriquecer a história, ou serem desafiados a pensar em fins diferentes. * Depende do nº de participantes e da exploração do tema. DICAS / NOTAS Pode ser selecionada uma história para ser passada a escrito e ilustrada na sessão seguinte, para trabalhar a escrita.