recurso_10

DESCRIÇÃO

Conjunto de cubos com imagens/símbolos simples.

COMO FAZER

PDF para descarregar e montar cubos.

MATERIAL

Tesoura ou x-ato;
Cola.

CRIA A TUA HISTÓRIA

45 – 60 min*
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações;
· Promover a criatividade e imaginação;
· Trabalhar a interculturalidade.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Pedir a uma criança para lançar os dados e explicar que tem 2 minutos para identificar e organizar os ícones/imagens formando uma história; explicar que pode lançar novamente 1 ou 2 dados se houver dificuldades em incluí-los na história;

2. Ajudar, juntamente com as restantes crianças, a “criar” a história, com algumas sugestões;

3. Todas as crianças lançam os dados e criam uma história, que tem de ser diferente das anteriores;

4. Aproveitar a criação da história e a interpretação das imagens, para promover o respeito pelas ideias do outro, contextualizar o contexto cultural, as tradições, o imaginário, sempre que houver oportunidade. Enriquecer as histórias através das várias ideias e perspetivas interculturais;

5. Opção de registar as várias histórias por escrito para facilitar a compreensão e aumentar o vocabulário escrito.

* Depende do nº de participantes e da exploração do tema.

A NOSSA
HISTÓRIA

45 – 60 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações;
· Promover a criatividade e imaginação;
· Trabalhar a interculturalidade.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Distribuir os dados pelas crianças; 

2. Pedir a uma criança para lançar um dado e conforme a sua interpretação da imagem, iniciar a história;

3. A criança seguinte (pode ser o/a tutor/a, no caso de uma sessão individual), deve lançar outro dado e dar continuidade à história, conforme a imagem;

4. Alternadamente vão construindo uma história coletiva, que termina quando o último dado for lançado.

5. Podem ser colocadas perguntas pelo/a tutor/a para complementar e enriquecer a história, ou serem desafiados a pensar em fins diferentes.

* Depende do nº de participantes e da exploração do tema.

DICAS / NOTAS

Pode ser selecionada uma história para ser passada a escrito e ilustrada na sessão seguinte, para trabalhar a escrita.