recurso_5

DESCRIÇÃO

Conjunto de 64 Cartões com imagens e/ou frases para construir histórias.

Um exemplo semelhante.

COMO FAZER

Selecionar imagens e frases que apoiem na criação de uma história e colar em cartões.
Sugerem-se 8 categorias de cartões:
1. Início da história
2. Personagem principal
3. Local onde a história acontece
4. Enredo – o que aconteceu
5. Novo local de desenvolvimento da história
6. Personagem secundária
7. Personagem secundária
8. Final da história

MATERIAL

· Imagens retiradas de material reutilizável (revistas, jornais, caixas de produtos, folhetos comerciais);

· Restos de cartolina ou cartão para base;

· Tesoura ou x-ato.

CRIA A TUA
HISTÓRIA

45 – 60 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Estimular a criatividade;
· Melhorar a capacidade de organizar e transmitir ideias;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Folhas de anotações e canetas.

PASSOS

1. Agrupar os cartões por categorias e pedir à criança para retirar um cartão aleatoriamente de cada categoria;

2. Apoiar na criação de uma história com os vários cartões. Pode fazer várias perguntas, por exemplo: Como achas que começa a história? Quem é a personagem mais importante? O que lhe aconteceu? Como acabou?;

3. Pedir à criança para ir contando a história oralmente;

4. Outra criança, ou o/a tutor/a, pode retirar também um cartão de cada categoria e organizar uma nova história, que deve contar oralmente. Repetir estes passos com todos/as os/as participantes ou promover a criação de uma história a pares;

5. Conforme o tempo e os objetivos, pode escrever as histórias contadas.

ESCREVE A
TUA HISTÓRIA

45 – 60 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a escrita;
· Estimular a criatividade;
· Melhorar a capacidade de organizar e transmitir ideias;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES


· Folhas de anotações e canetas;

PASSOS

1. Agrupar os cartões por categorias e pedir para a criança retirar um cartão aleatoriamente de cada categoria;

2. Pedir a cada participante para organizar uma história com os vários cartões;

3. Cada participante deve apresentar a sua história oralmente e depois escrevê-la. Pode apoiar na organização da história fazendo perguntas, como por exemplo: Como achas que começa a história? Quem é a personagem mais importante? O que lhe aconteceu? Como acaba a história?;

4. Pode ajudar a criar uma história coletiva, escrita em conjunto e que poderá ser trabalhada em sessões seguintes (por exemplo: fazer o livro da história, com ilustrações);

* Depende do nº de participantes e idades.

A HISTÓRIA MALUCA

45 – 60 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Estimular a criatividade;
· Melhorar a oralidade;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES


· Folhas de anotações e canetas;

PASSOS

1. Colocar todos os cartões num saco;

2. Retirar um cartão e iniciar uma história;

3. À vez, pedir a cada participante para tirar um cartão e tentar dar seguimento à história iniciada;

4. Vai ser criada uma história coletiva, que varia conforme os cartões que surgem, levando a situações caricatas, que podem ser divertidas; no final, o grupo pode melhorar a história, e podem escrevê-la em conjunto;

5. A história pode ser trabalhada nas sessões seguintes (por exemplo: fazer o livro da história, com ilustrações, contar a história “maluca” à turma das crianças envolvidas).

* Depende do nº de participantes e idades.

DICAS / NOTAS

Dependendo do tempo e da idade das crianças pode criar-se em conjunto o alfabeto – por ex., no caso das crianças mais pequenas pode levar os materiais já cortados;

Este jogo pode ser usado no início ou fim da sessão para escolher um tema/palavra ou para reforçar aprendizagens.