VOLTAR LISTA DE RECURSOS Criar uma história VOCABULÁRIO ORALIDADE ESCRITA LEITURA ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO CRIATIVIDADE INTERCULTURALIDADE DESCRIÇÃO Conjunto de 64 Cartões com imagens e/ou frases para construir histórias. Um exemplo semelhante. COMO FAZER Selecionar imagens e frases que apoiem na criação de uma história e colar em cartões. Sugerem-se 8 categorias de cartões: 1. Início da história 2. Personagem principal 3. Local onde a história acontece 4. Enredo – o que aconteceu 5. Novo local de desenvolvimento da história 6. Personagem secundária 7. Personagem secundária 8. Final da história MATERIAL · Imagens retiradas de material reutilizável (revistas, jornais, caixas de produtos, folhetos comerciais); · Restos de cartolina ou cartão para base; · Tesoura ou x-ato. IMPRIMIR MATERIAL CONTAR HISTÓRIAS IMAGINAÇÃO JOGO EDUCATIVO CRIA A TUA HISTÓRIA 45 – 60 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Melhorar a capacidade de organizar e transmitir ideias; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas de anotações e canetas. PASSOS 1. Agrupar os cartões por categorias e pedir à criança para retirar um cartão aleatoriamente de cada categoria; 2. Apoiar na criação de uma história com os vários cartões. Pode fazer várias perguntas, por exemplo: Como achas que começa a história? Quem é a personagem mais importante? O que lhe aconteceu? Como acabou?; 3. Pedir à criança para ir contando a história oralmente; 4. Outra criança, ou o/a tutor/a, pode retirar também um cartão de cada categoria e organizar uma nova história, que deve contar oralmente. Repetir estes passos com todos/as os/as participantes ou promover a criação de uma história a pares; 5. Conforme o tempo e os objetivos, pode escrever as histórias contadas. ESCREVE A TUA HISTÓRIA 45 – 60 min* 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a escrita; · Estimular a criatividade; · Melhorar a capacidade de organizar e transmitir ideias; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas de anotações e canetas; PASSOS 1. Agrupar os cartões por categorias e pedir para a criança retirar um cartão aleatoriamente de cada categoria; 2. Pedir a cada participante para organizar uma história com os vários cartões; 3. Cada participante deve apresentar a sua história oralmente e depois escrevê-la. Pode apoiar na organização da história fazendo perguntas, como por exemplo: Como achas que começa a história? Quem é a personagem mais importante? O que lhe aconteceu? Como acaba a história?; 4. Pode ajudar a criar uma história coletiva, escrita em conjunto e que poderá ser trabalhada em sessões seguintes (por exemplo: fazer o livro da história, com ilustrações); * Depende do nº de participantes e idades. A HISTÓRIA MALUCA 45 – 60 min* 1 – 4 OBJETIVOS · Estimular a criatividade; · Melhorar a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas de anotações e canetas; PASSOS 1. Colocar todos os cartões num saco; 2. Retirar um cartão e iniciar uma história; 3. À vez, pedir a cada participante para tirar um cartão e tentar dar seguimento à história iniciada; 4. Vai ser criada uma história coletiva, que varia conforme os cartões que surgem, levando a situações caricatas, que podem ser divertidas; no final, o grupo pode melhorar a história, e podem escrevê-la em conjunto; 5. A história pode ser trabalhada nas sessões seguintes (por exemplo: fazer o livro da história, com ilustrações, contar a história “maluca” à turma das crianças envolvidas). * Depende do nº de participantes e idades. DICAS / NOTAS Dependendo do tempo e da idade das crianças pode criar-se em conjunto o alfabeto – por ex., no caso das crianças mais pequenas pode levar os materiais já cortados; Este jogo pode ser usado no início ou fim da sessão para escolher um tema/palavra ou para reforçar aprendizagens.