melhorar a escrita dos alunos

recurso_9

DESCRIÇÃO

Conjunto de imagens e palavras correspondentes recortadas em sílabas.

COMO FAZER

Descarregar PDF. Também podem selecionar-se imagens de revistas/jornais/catálogos e escrever as palavras correspondentes.

MATERIAL

· Revistas;
· Jornais;
· Catálogos – para recortar imagens;
· Caixa de cereais;
· Rolhas de cortiça;
· Restos de cartolina;
· Caixas de cartão- para escrever os nomes da imagens;
· Caneta ou marcador grosso;
· Tesoura ou x-ato.

CRIAR A
PALAVRA

45 – 60 min*
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Promover a escrita;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Treinar a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar as palavras recortadas em sílabas em cima da mesa, e as imagens voltadas ao contrário;

2. Pedir a um/a participante para voltar uma imagem, aleatória, e tenta descobrir as sílabas que formam a palavra;

3. Se necessário, ajudar, ou pedir que os/as colegas ajudem, na identificação dos sons e letras correspondentes;

4. Todas as crianças devem voltar pelo menos uma imagem e construir a palavra correspondente;

5. Pode usar-se a competição, ganhando o/a participante ou o par que conseguir criar mais palavras corretas;

6. No final tem a opção de escrever ou ditar frases que integrem uma ou mais palavras identificadas.

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

DICAS / NOTAS

Escolher imagens adaptadas às necessidades e/ou interesses das crianças, isto é, pode ter em conta as preferências/interesses pessoais, ou temas que estão a ser trabalhados;

O jogo pode ser criado numa sessão e jogado na seguinte (uma atividade pode ser escolher de revistas/catálogos as imagens preferidas e depois descobrir como se escrevem as palavras correspondentes, escrever e recortar sílaba a sílaba).