recurso_20

DESCRIÇÃO

Ficha com o horário semanal e imagens com várias atividades diárias.

COMO FAZER

Imprimir a ficha do horário e os cartões.

Num material reutilizado, colar as ilustrações e recortar de forma a ter um cartão para cada imagem.

MATERIAL

Material reutilizado
· caixa de cereais;
· restos de cartolina;
· caixas de cartão;
Caneta ou marcador grosso;
Tesoura ou x-ato;

ORGANIZO A
MINHA SEMANA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar as várias tarefas/atividades diárias;
· Ordenar as tarefas/atividades segundo a rotina do aluno;
· Verbalizar e descrever as tarefas/atividades;
· Planificar e organizar o tempo para o estudo;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Folhas A4 ou A3;
· Lápis ou caneta;
· Material de desenho;

PASSOS

1. Colocar todos os cartões na mesa;

2. Pedir ao participante para selecionar cartões e descrever, em português, a tarefa/atividade que está representada na imagem;

3. Pedir ao participante para colocar na ficha a tarefa/atividade no horário em que costuma habitualmente realiza-la;

4. Após o preenchimento completo do horário, analisar em conjunto o tempo que está a ser dedicado a cada uma das tarefas/atividades;

5. Durante a atividade, apoiar o aluno na reflexão sobre a organização das suas tarefas/atividades diárias, assim como o tempo que dedica ao estudo. Se possível, no final, estabelecer um plano conjunto para melhorar a organização diária do tempo, que poderá continuar a ser explorado nas seguintes sessões de tutoria.

DICAS / NOTAS

Esta atividade pode adaptar-se a diferentes idades, desde o pré escolar até o ensino secundário, dando-se mais enfoque ao vocabulário ou à gestão e organização do tempo.