VOLTAR LISTA DE RECURSOS O meu horário semanal VOCABULÁRIO ORALIDADE AUTOCONFIANÇA AUTOCONHECIMENTO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO DESCRIÇÃO Ficha com o horário semanal e imagens com várias atividades diárias. COMO FAZER Imprimir a ficha do horário e os cartões. Num material reutilizado, colar as ilustrações e recortar de forma a ter um cartão para cada imagem. MATERIAL Material reutilizado · caixa de cereais; · restos de cartolina; · caixas de cartão; Caneta ou marcador grosso; Tesoura ou x-ato; IMPRIMIR MATERIAL DIA SEMANA TAREFAS AUTONOMIA ORGANIZO A MINHA SEMANA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar as várias tarefas/atividades diárias; · Ordenar as tarefas/atividades segundo a rotina do aluno; · Verbalizar e descrever as tarefas/atividades; · Planificar e organizar o tempo para o estudo; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas A4 ou A3; · Lápis ou caneta; · Material de desenho; PASSOS 1. Colocar todos os cartões na mesa; 2. Pedir à criança para selecionar cartões e descrever, em português, a tarefa/atividade que está representada na imagem; 3. Pedir à criança para colocar na ficha a tarefa/atividade no horário em que costuma habitualmente realiza-la; 4. Após o preenchimento completo do horário, analisar em conjunto o tempo que está a ser dedicado a cada uma das tarefas/atividades; 5. Durante a atividade, apoiar o aluno na reflexão sobre a organização das suas tarefas/atividades diárias, assim como o tempo que dedica ao estudo. Se possível, no final, estabelecer um plano conjunto para melhorar a organização diária do tempo, que poderá continuar a ser explorado nas seguintes sessões de tutoria. DICAS / NOTAS Esta atividade pode adaptar-se a diferentes idades, desde o pré escolar até o ensino secundário, dando-se mais enfoque ao vocabulário ou à gestão e organização do tempo.