[Junho 2020] Sessões interculturalidade em escola

[Junho 2020] Sessões interculturalidade em escola

Em janeiro de 2020 a Fundação Cidade de Lisboa dinamizou, em conjunto com os parceiros, doze oficinas para trabalhar a interculturalidade com crianças de Pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, na perspetiva da integração e do diálogo intercultural.

As dinamizadoras – Rute, Lúcia e Cláudia – levaram em mente os objetivos pedagógicos: sensibilizar para a interculturalidade, valorizar a diversidade, e promover o respeito pelo outro. Nas mãos levaram o Livro: “Meninos de todas as cores”, da autora Luísa Ducla Soares, e um conjunto de imagens que remetiam para as palavras do conto. Entre perguntas, risadas, ideias,dúvidas e muitas cores, foram quatro manhãs de descoberta e respeito pelas diferenças.

No final dos doze encontros, cada grupo de crianças criou uma roda colorida de meninos e meninas, com as cores preferidas de cada um, com um desenho de algo especial ou palavras que representavam aquilo que é essencial para convivermos.

Aprendemos juntos a importância de nos conhecermos uns aos outros: ouvir, falar, partilhar, perguntar, respeitar, conhecer, descobrir… e mesmo quando a língua que as crianças falam é diferente, elas lembram-nos que há uma linguagem comum: a dos afetos. E que maravilha termos recebido este “ensinamento” da boca de alguém com 7 anos.

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensalmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.