[Avaliação Intercalar] Quais os impactos da tutoria escolar com alunos migrantes no projeto AcademiaCV.pt?

[Avaliação Intercalar] Quais os impactos da tutoria escolar com alunos migrantes no projeto AcademiaCV.pt?

O projeto AcademiaCV.pt aposta na tutoria escolar como o caminho para o sucesso educativo dos alunos migrantes. Neste artigo vamos ver alguns dos resultados da avaliação intercalar do projeto AcademiaCV.pt Boas Práticas!

De que forma o projeto AcademiaCV.pt apoia os alunos migrantes?

Com uma metodologia desenvolvida e aplicada desde 2016, o projeto AcademiaCV.pt prevê a formação de uma equipa de tutores voluntários, que acompanham semanalmente os alunos, com o acompanhamento da equipa técnica do projeto. Em cada ano letivo do projeto, são realizados dois momentos de avaliação: antes da pausa letiva da Páscoa (avaliação intercalar), e no final do ano letivo (avaliação final). 

No âmbito do projeto AcademiaCV.pt, a tutoria escolar é um momento de desenvolvimento socioeducativo do aluno. A promoção da aprendizagem da língua portuguesa faz-se através de atividades lúdicas e criativas, integrando e valorizando sempre a cultura de origem da criança. As tutorias são realizadas com alunos do Jardim de Infância e Primeiro Ciclo.

Boas Práticas na tutoria escolar: a avaliação intercalar do Projeto AcademiaCV.pt Boas Práticas

No âmbito do projeto AcademiaCV.pt Boas Práticas, são realizadas tutorias em dois agrupamentos de escolas de Lisboa: o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e o Agrupamento de Escolas Gil Vicente. O projeto iniciou em 2020 e tem o seu término previsto em 2023. 

A avaliação intercalar faz-se através de formulários específicos para os professores, tutores e encarregados de educação e alunos, uma vez que são avaliados diferentes critérios. 

As tutorias continuam no terceiro período, e um novo momento de avaliação terá lugar no final do ano letivo! 

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.