Notícias das tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa

tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa
Notícias das tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa

As tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa avançam a bom ritmo! Estas tutorias iniciaram no dia 8 de março de 2022, no âmbito do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt, e irão terminar no final deste ano letivo. No entanto, no ano letivo 2022/2023, as tutorias estarão de volta a este estabelecimento de ensino! Qual é o balanço desta primeira intervenção no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna?

As tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa: uma evolução muito positiva!

Partilhamos convosco as impressões de Elodie Monteiro, técnica de projeto da ONG ADM Estrela – Delegação de Lisboa, a cargo da implementação do projeto no terreno (com o enquadramento e acompanhamento da entidade promotora e parceira – Associação Renovar a Mouraria e Fundação Cidade de Lisboa, respetivamente). 

“As tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa têm sido um processo de construção de relação, de confiança e de partilha. Os tutores são essenciais neste projeto e penso que foram os certos para acompanhar os tutorandos, pois as tutorias têm sido bem-sucedidas.

Tem-se trabalhado as cores, os animais, o corpo humano, as profissões, a família, a igualdade de género e a interculturalidade, ao mesmo tempo que se investe na escrita, na leitura e na aquisição de novo vocabulário da forma mais lúdica e envolvente possível. Muitos dos tutores já introduziram nas tutorias momentos de descontração escolhidos pelos tutorandos, tais como ouvir música, fazer um jogo, dar uma volta pela escola.  

 

Os desafios têm sido mais centrados na comunicação em português com alguns tutorandos. Houve alguns conflitos de respeito pela diferença cultural, que foram devidamente trabalhados, e já se nota evolução na relação entre os tutorandos, evidenciada inclusive pela professora. 

Já se nota o reconhecimento por parte dos tutorandos quanto à tutoria, e a valorização do tempo que passam com o tutor: pedem sempre para o tutor vir mais dias na semana!

Na última tutoria duas meninas estavam a elogiar a roupa da sua tutora, quando uma delas diz “mas a roupa que ela trouxe na primeira sessão é a minha preferida!”, o que deixou a tutora comovida e feliz, por ainda se lembrarem tão bem dos primeiros momentos que passaram juntas!”

Quer conhecer mais momentos felizes das tutorias AcademiaCV.pt? Veja aqui!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.