Candidatei-me ao voluntariado Academia CV.pt. E agora?

Candidatei-me ao voluntariado Academia CV.pt. E agora?

Em que consiste o voluntariado Academia CV.pt? Procuramos tutores, disponíveis para apoiar crianças imigrantes em Lisboa, com foco na aprendizagem do português.

Pensou em inscrever-se, mas tem dúvidas sobre o processo de recrutamento e como se processa o voluntariado? Criamos este artigo para que possa ver todas as suas dúvidas respondidas!

A candidatura ao voluntariado Academia CV.pt

Provavelmente ao ler este artigo já terá realizado esta etapa. A primeira fase da candidatura ao voluntariado AcademiaCV.pt é preencher o formulário de candidatura. Neste formulário, para além dos seus dados de contato, vamos pedir que nos confirme se tem disponibilidade para a formação (presencial e online) de 16 horas, de caráter obrigatório e também, quais seriam os seus horários preferenciais para as tutorias.

Ao recebermos a sua candidatura, será contactado por email pela equipa do projeto Academia CV.pt, com um link para que possa escolher o horário que lhe será mais conveniente para a marcação da sua entrevista, que fica automaticamente marcada quando escolher o horário que lhe seja mais conveniente.

A entrevista

O que esperar da entrevista? A equipa técnica do projeto dispõe de um guião com algumas perguntas que lhe serão colocadas. Importa-nos, antes de mais, aferir a idoneidade dos candidatos, e as suas motivações para realizar este voluntariado. Depois, abordamos também as experiências prévias de voluntariado, os interesses, competências e expectativas do candidato.

Não menos importante, é a disponibilidade a longo prazo: pretendemos criar estabilidade junto das crianças apoiadas, durante todo o ano letivo. Para além da formação inicial de 16 horas, em termos de tempo semanal para o voluntariado, há que contar com cerca de 2 a 3 horas semanais: 1 hora de tutoria, de meia a 1 hora para preparar previamente o plano de sessão da tutoria, e cerca de meia hora para as sessões de acompanhamento com a equipa técnica no projeto. As tutorias também entram em pausa nas férias escolares.

O ambiente da entrevista é uma conversa informal e descontraída, em que os tutores e a equipa técnica do projeto se conhecem, resolvem dúvidas e ajustam expectativas! Após a entrevista, os candidatos recebem um contacto da equipa técnica para informar se foram selecionados e com os detalhes relativos ao início da formação.

Os documentos necessários

De forma a salvaguardar o bom funcionamento das tutorias, são necessários alguns documentos para se ser voluntário Academia CV.pt.

  • Solicitamos sempre a assinatura de um contrato de formação, apenas para deixar claras as condições e reforçar o compromisso;
  • O Contrato de voluntariado, que na verdade é um Termo de adesão e compromisso, onde estão descritos todos os detalhes do voluntariado a realizar.
  • Registo Criminal: uma vez que estamos a desenvolver atividades com crianças, solicitamos a todos os candidatos uma cópia deste documento. Caso existam despesas associadas à emissão do mesmo, estarão a cargo do projeto.

A formação certificada

À semelhança das anteriores edições Academia CV.pt, a formação de voluntários certificada terá a duração de 16 horas em formato misto, presencial e online, complementada com alguns desafios a realizar individualmente.

Nesta formação aprenderá a realizar os planos de tutoria, terá acesso a vários recursos pedagógicos para utilizar em tutoria, e aprenderá métodos e técnicas para que tanto os tutores como os tutorandos tenham a melhor experiência possível! Clique aqui e veja um exemplo de uma sessão de formação de voluntários!

O que esperar?

Para além da satisfação de apoiar uma criança e de toda a aprendizagem e partilha entre pares e com a equipa técnica do projeto, receberá um certificado das horas de voluntariado realizadas! O acompanhamento da equipa técnica do projeto é também constante, com reuniões regulares para que possam tirar dúvidas e ter orientação! Poderá contar sempre com o suporte da equipa do projeto, mesmo fora destes momentos organizados de acompanhamento.

Mas nada melhor do que ouvir os testemunhos de outros voluntários! Veja aqui:

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.

Comments on Candidatei-me ao voluntariado Academia CV.pt. E agora?

Comments are closed.