Início da formação de voluntários do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt

formação de voluntários
formação de voluntários
Início da formação de voluntários do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt

O dia 22 de fevereiro 2022 marcou o início da formação de voluntários do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt!

Formação de Voluntários: O quebra-gelo

Esta primeira sessão de formação decorreu entre as 10h e as 13h, em formato presencial, nas instalações do espaço comunitário da ADM Estrela. Os objetivos desta sessão foram:

  • A Criação de dinâmicas de rede dentro do grupo de tutores;
  • Refletir sobre o papel do voluntariado;
  • Identificar o perfil e as competências dos tutores;
  • Iniciar o planeamento de recursos pedagógicos para a dinamização de tutorias.

Após o acolhimento dos participantes e as apresentações iniciais, iniciámos uma dinâmica quebra-gelo para nos conhecermos melhor: o jogo do Bingo Humano. Todos os participantes tinham um cartão com diversas características (quem gosta de cantar / viajar / ir ao cinema, etc…). Os participantes tinham de perguntar entre si se gostavam de realizar estas atividades e preencher o nome do colega na característica correspondente. O primeiro a terminar, gritava Bingo! Foi uma dinâmica muito divertida, em que nos pudemos conhecer um pouco melhor!

Formação de Voluntários: Expectativas, receios e contributos

O segundo exercício foi identificar quais as expectativas, receios e contributos dos participantes relativamente ao voluntariado que estão prestes a iniciar. Foram distribuídos post-its coloridos pelos participantes, que deixavam o seu contributo num quadro branco.

formação de voluntáriosApós esta reflexão individual, partimos para uma reflexão de grupo: que expectativas e receios temos em comum? Como podem os nossos contributos servir o grupo? 

Após este diálogo, é feita uma apresentação mais aprofundada do projeto, e falamos do contrato de formação e de voluntariado.

Formação de Voluntários: O que é ser tutor?

Seguindo a mesma metodologia de quadro branco e post-its fazemos um novo mural: o que é ser tutor? Cada um dos participantes escreve 1 ou 2 palavras sobre o que é ser tutor. Após a realização do mural, falamos sobre as ideias e competências que surgiram: qual é então este perfil? Quais as competências que sentem que já têm e quais as que querem desenvolver?

formação de voluntáriosApós a reflexão em grupo, abordamos de forma mais aprofundada o tema: falamos do que deve Ser o tutor e também o que deve saber Fazer, assim como as suas responsabilidades e também, aquilo que não é: o tutor é um adulto que apoia e orienta, não pode ser confundido com um psicólogo, um professor ou um assistente social.

Formação de Voluntários: O que é preciso para uma sessão de tutoria?

Após uma merecida pausa, voltamos então para abordar o plano de sessão. Antes do enquadramento teórico, falamos também em conjunto do que é necessário para realizar uma sessão de tutoria. Após o enquadramento, dividimos os participantes em grupos, que devem discutir e definir exercícios, ferramentas e estratégias para a primeira sessão de tutoria. O exercício termina com uma reflexão em grande grupo, onde o porta-voz de cada pequeno grupo transmite as principais reflexões, dificuldades e ideias encontradas.

Fechamos esta primeira sessão de formação de voluntários com uma dinâmica em que cada um partilha o que sentiu, aprendeu e o que leva do dia. 

Mas nesta formação também há trabalhos de casa! Os formandos terão uma atividade assíncrona para realizar: após receberem um perfil das crianças que vão acompanhar, terão de elaborar o plano da primeira sessão de tutoria que vão realizar!

A próxima sessão de formação de voluntários será no dia 5 de março, em formato online! 

Quer conhecer os recursos pedagógicos elaborados no âmbito do projeto AcademiaCV.pt utilizados pelos tutores voluntários no âmbito das tutorias? Carregue no botão abaixo!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.

Comments on Início da formação de voluntários do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt

Comments are closed.