[Outubro 2020] Balanço do Projeto Academia CV.pt 2019-2020

g10
[Outubro 2020] Balanço do Projeto Academia CV.pt 2019-2020

Num ano particularmente desafiante para tod@s, chegamos assim ao fim de mais um ciclo do Projeto Academia CV.pt, e é tempo de balanço! É apenas um ciclo que se termina, pois outro ciclo deste projeto se inicia, com término em 2022, com o financiamento da linha Portugal Inovação Social e da Câmara Municipal de Lisboa. Vamos assim continuar a trabalhar para o desenvolvimento psicossocial, académico e cívico de crianças migrantes em situação de vulnerabilidade!

Objetivos e Atividades do Projeto AcademiaCV.pt

Este ciclo do projeto, com financiamento do Programa Bip Zip Parcerias Locais, tinha 3 objetivos específicos principais:

  1. Aumentar a capacidade de compreensão, produção e interação oral e escrita em língua portuguesa dos alunos imigrantes do 1º ciclo e JI, inseridos no ensino público;
  2. Aumentar a motivação e o sucesso académico dos alunos imigrantes, estimulando o seu desenvolvimento pessoal e social;
  3. Sensibilizar (alunos, voluntários, escola e comunidade) para as questões da interculturalidade e da cidadania global estimulando a plena integração dos alunos e famílias em particular, e dos cidadãos migrantes em geral.

Para atingir estes objetivos, o projeto contou com as seguintes atividades: 

Atividade 1 – Rede de Tutores

A Rede de Tutores apoiou a implementação  várias atividades do projeto, tendo por base o voluntariado de competências. Assente numa metodologia de participação ativa e formação contínua, esta Rede promoveu relações win-win para todas as partes, favorecendo a capacitação individual e a criação de valor social junto das comunidades de intervenção. 

Atividade 2 – Tutorias

As sessões de tutoria realizam-se 1 vez por semana, em horário letivo e permitem apoio complementar às medidas escolares no âmbito do ensino da língua, acompanhamento escolar adicional e de proximidade, desenvolver um sentimento de apoio e suporte social com adultos significativos, reforçar competências pessoais e sociais, essenciais para o seu desenvolvimento escolar e pessoal, aumentar a sua auto confiança no sucesso académico. Funcionam numa relação de 2 alunos para 1 tutor voluntário. As sessões são planeadas tendo por base diagnóstico de PLNM; percurso escolar e perfil linguístico.

Atividade 3 – Centro de Recursos Pedagógicos

Esta atividade consistiu na criação de um centro de recursos físicos na biblioteca do agrupamento e nas escolas básicas 1º ciclo e na atualização do website Academia CV.pt, assim como na disseminação nas redes sociais das organizações da parceria.

Atividade 4 – Envolvimento Parental

Esta atividade consistiu em envolver as famílias no acompanhamento socioeducativo dos alunos: envio de boletins de informação sobre tutorias trimestrais; participação em reuniões de pais ;Grupos de conversação e sessões de sensibilização e informação e na promoção de encontros interculturais, nomeadamente sessões de leitura em família de cartas da Enciclopédia dos Migrantes, que decorreram de forma presencial na biblioteca da Penha de França e no Polo Cultural da Junta de Freguesia de São Vicente, e também de forma online através da plataforma zoom.

Atividade 5 – Integração e Diálogo Intercultural

Esta atividade consistiu na promoção de oficinas para a interculturalidade e cidadania global oficinas e visitas guiadas Migrantour, oficinas Patrícios e Democratas para o 9º ano – focadas nos conceitos de democracia e participação e iniciativas do projeto Todos Juntos Podemos Ler, já desenvolvido no agrupamento.

Tendo em conta o período que vivemos, todas as atividades, inicialmente previstas para funcionar de forma presencial, tiveram de ser adaptadas para funcionar de forma online. 

As atividades do projeto AcademiaCV.pt em números:

 

  • 33 voluntários-tutores capacitados e mobilizados
  • 48 alunos envolvidos nas tutorias
  • 550 horas de tutoria já realizadas
  • 3 alunos do 9º ano formados e envolvidos na tutoria
  • 13 novos recursos pedagógicos 
  • 1 campanha de disseminação dos recursos
  • 3 centros de recursos já criados, serão disponibilizados novamente durante o mês de Outubro
  • 8 reuniões com os pais/mães 
  • 45 boletins físicos de envolvimento parental e 20 boletins online
  • Tradução de 7 documentos para 5 línguas com informações para os Encarregados de Educação (EE)
  • 9 ações de sensibilização online para os EE
  • 2 grupos de conversação criados, com a participação de 23 EE e 32h de conversação 
  • 3 sessões presenciais de leitura da Enciclopédia dos Migrantes, 7 online, 127 participantes.
  • 12 oficinas presenciais para a interculturalidade e 12 oficinas realizadas a distância 
  • 36 oficinas Migrantour realizadas,
  • 40 pessoas envolvidas nas visitas Migrantour adultos 
  • 10 oficinas Democracia e Participação realizadas de forma presencial, 8 oficinas realizadas online durante Maio e Junho

Avaliação do Projeto AcademiaCV.pt 2019-2020

Evolução dos alunos em tutoria

– analisamos a ficha de caracterização do aluno – documento preenchido pelos professores/educadores no início e no fim do ano letivo (antes e depois da intervenção do projeto)

– comparativa entre a inicial e final, todos os indicadores subiram de média um 15% (a média aumentou de 2,81/5 na avaliação inicial a 3,56/5 na avaliação final)

o desempenho em português dos alunos acompanhados em tutoria aumentou perto de um 20% desde o início até o fim do ano letivo

– a participação nas aulas aumentou um 17,5% e o envolvimento na realização das tarefas um 16%.

 

Evolução dos alunos em tutoria

– analisamos a avaliação do projeto feita pelos PROFESSORES – impacto da intervenção nos alunos – documento preenchido pelos professores/educadores na metade e no fim do ano letivo (durante-Março e depois-Julho da intervenção do projeto)

– Contributo das tutorias para Desenvolvimento Pessoal e Social: avaliado pelos professores de média em 4,52/5

– Contributo das tutorias para Desenvolvimento Académico: 4,27/5

-Contributo das tutorias para o Desenvolvimento da comunicação em Português: 4,37/5

-Contributo das Oficinas com a turma para Desenvolvimento da Interculturalidade: 4,38/5

Evolução dos alunos em tutoria

– analisamos a avaliação do projeto feita pelos VOLUNTÁRIOS-impactos da intervenção nos alunos – documento preenchido pelos voluntários-tutores na metade e no fim do ano letivo (durante-Março e depois-Julho da intervenção do projeto)

– Contributo das tutorias para Desenvolvimento Pessoal e Social: avaliado pelos professores de média em 4,30/5

– Contributo das tutorias para Desenvolvimento Académico: 4,05/5

-Contributo das tutorias para o Desenvolvimento da comunicação em Português: 4,10/5

Satisfação dos professores

– analisamos a avaliação do projeto feita pelos PROFESSORESdocumento preenchido pelos professores/educadores na metade e no fim do ano letivo (durante-Março e depois-Julho da intervenção do projeto):

-Requisitos de colaboração: 4,36/5

-Comunicação e acompanhamento: 4,52/5

-Impactos da intervenção nos alunos: 4,38/5

-Satisfação Global com a participação no Projeto: 4,6/5

Satisfação dos voluntários

– analisamos a avaliação do projeto feita pelos VOLUNTÁRIOS- documento preenchido pelos voluntários-tutores na metade e no fim do ano letivo (durante-Março e depois-Julho da intervenção do projeto):

-Requisitos de planeamento: 4,28/5

-Acompanhamento pela Equipa Técnica: 4,64/5

-Apoio nas escolas: 4,10/5

-Satisfação com os recursos disponibilizados: 4,30/5

-Impactos da intervenção no tutor: 4,44/5

-Impactos da intervenção nos alunos: 4,15/5

-Meios de comunicação: 4,56/5

-Satisfação Global com a participação no Projeto: 4,6/5

Tendo em conta a avaliação global do projeto e os resultados obtidos, fazemos um balanço muito positivo deste projeto e deste ano muito desafiante! Agradecemos a todos os parceiros, intervenientes e sobretudo, aos nossos voluntários, que tornaram este projeto possível!

Vêm aí mais novidades e mais atividades AcademiaCV.pt, por isso subscreva a nossa newsletter e seja o primeiro a saber todas as nossas novidades !

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.