[Setembro 2020] Oficinas para a interculturalidade à distância!

oficinas interculturalidade distância
Oficinas para a interculturalidade à distância!

Um dos objetivos do Projeto Academia CV.pt é promover a interculturalidade na comunidade de acolhimento das crianças migrantes que acompanhamos diariamente. Para isso, desenvolvemos oficinas para a interculturalidade e cidadania global com 12 turmas de Jardim de Infância e 1º ciclo. Queres saber mais?👇

As oficinas para a interculturalidade e cidadania global têm o objetivo de promover a construção de um novo olhar perante o outro. No ano letivo 2019/2020 trabalhámos com 12 turmas de Jardim de Infância e do 1º Ciclo, utilizando histórias e dinâmicas de reflexão conjunta para promover a diversidade e a interculturalidade, realizando um total de 12 oficinas em sala de aula.

Devido à situação de Pandemia e ao encerramento das escolas, tivemos de cancelar 12 oficinas para a interculturalidade previstas para o mês de Maio de 2020. E assim nasceu a ideia de realizar oficinas à distância: criámos um vídeo-oficina sobre o livro “Na minha escola cabe um mundo”, para ser dinamizado em contexto de aula pelos professores de forma autónoma. 

Veja aqui o Vídeo-oficina para a interculturalidade :

https://www.youtube.com/watch?v=USFUR9Wy9Hc&ab_channel=AcademiaCV

O livro “Na minha escola cabe um mundo”, da autoria dos alunos do 1º CEB da APISAL, no ano lectivo 2017/2018, foi desenvolvido no âmbito de um projeto com a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente  (CPADA), a Plataforma portuguesa das ONGD e a convite da Junta de Freguesia de Arroios.

A história e a ilustração constantes no livro “Na minha Escola cabe um Mundo” são o resultado do sentir dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e suas famílias, quer de nacionalidade portuguesa, quer estrangeira, em questões como: O que sentiste quando chegaste a esta escola? O que fazes para que um colega novo (vindo de um país estrangeiro), se sinta bem recebido? O que aprendes com o facto de andares numa escola com muitas culturas e conviveres com amigos de diferentes países? O que achas importante fazer para que as crianças estrangeiras se sintam bem recebidas? A partir deste levantamento de experiências, realizou-se com os alunos um trabalho coletivo que é o reflexo real das suas vivências pessoais na APISAL.

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.

Comments on [Setembro 2020] Oficinas para a interculturalidade à distância!

Comments are closed.