5 recursos pedagógicos para melhorar a concentração das crianças

melhorar a concentração das crianças
melhorar a concentração das crianças

5 recursos pedagógicos para melhorar a concentração das crianças

Este é um grande desafio para todos os que trabalham na área da educação: como melhorar a concentração das crianças?
Conseguir captar a atenção, potenciar o foco num só tarefa e minimizar as distrações, é um dos principais desafios que encontramos na nossa atividade. Porque também nós encontramos as mesmas dificuldades, hoje reunimos 5 recursos pedagógicos que poderá utilizar com as suas crianças para potenciar a sua concentração.

Favorecer a concentração – um bom ponto de partida

Estes recursos pedagógicos podem ser usados no início das aulas ou sessões, de forma a melhorar assim o decorrer das mesmas. Assumindo a forma de jogos, o objetivo destes recursos é mobilizar a atenção da criança para a atividade, sem forçar o seu foco, permitindo que a concentração surja de forma mais natural.

1- O desafio dos Labirintos

melhorar a concentração

Um labirinto com um ponto de partida e um ponto de chegada. Existe atividade que exija mais concentração?
Esta é também uma atividade que promove o desenvolvimento da motricidade fina – que necessita normalmente muita atenção e foco.
Esta é uma atividade desafiante, que criará a necessidade de encontrar a solução – momento que trará à criança grande satisfação e autoestima.

2- Mikado – melhorar a concentração a jogar

Este é um jogo clássico em que foco e a atenção são essenciais! Composto por 41 pauzinhos de diferentes cores (sugerimos pauzinhos de espetadas), devem ser agrupados na vertical e deixados cair na mesa de forma aleatória. Os participantes devem então tentar retirar os pauzinhos sem mexer os restantes. Excelente jogo para promover a concentração do grupo!

3- Descobre as diferenças: atenção ao detalhe

Mais um jogo clássico que exige atenção ao detalhe! Duas imagens muito semelhantes, mas com pequenas diferenças, que pedimos à criança para encontrar! Após a realização da atividade, poderemos igualmente utilizar este recurso para trabalhar o vocabulário: solicitamos à criança que descreva a imagem e as diferenças encontradas!

4- Transportes: trabalhar o foco e a memória

O jogo dos transportes é inspirado no jogo da memória: um cartão com imagens de diferentes meios de transporte, que imprimiremos em duplicado e colaremos em cartolina ou cartão. Após recortar todas as imagens individualmente, colocaremos os cartões com as imagens viradas para baixo. A criança irá virando os cartões e encontrando os pares de imagens.

De par com o trabalho da concentração, uma vez terminado o jogo, devemos também estimular a expressão oral da criança: em que meios de transporte já viajou? Qual o transporte que utiliza para vir para a escola? Dependendo da idade da criança e proficiência em língua portuguesa, poderemos igualmente pedir que escreva algumas frases sobre os seus meios de transporte favoritos.

5 – Conta-me o que vês

Imprima as imagens dos diferentes cenários que preparámos para si, em duplicado. Uma das imagens deve ser recortada em diferentes peças. Depois, forme equipas de duas crianças: uma das crianças terá a imagem do cenário completo, e a outra criança terá a mesma imagem, mas recortada em peças. A criança que tem as peças, deverá ficar de costas para a outra. Para conseguir montar as peças da imagem, deve seguir as instruções da outra criança, que irá descrevendo os elementos e a posição em que se encontram na imagem.

Esta atividade implica foco e concentração, tanto da criança que recebe as instruções para conseguir montar o puzzle, como da criança que descreve a imagem da forma mais detalhada possível.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!