VOLTAR LISTA DE RECURSOS Construir palavras VOCABULÁRIO ESCRITA LEITURA CRIATIVIDADE DESCRIÇÃO Conjunto de sílabas soltas, que ao unir-se formam palavras. COMO FAZER Com restos de papel, ou papel de rascunho, papel de embrulho usado, entre outros materiais reutilizáveis, escrever em letras grandes e bem visíveis várias palavras (VER NOTAS). MATERIAL · Folha de papel A4 ou A3; · Marcadores. SÍLABAS PALAVRAS LETRAS JOGO EDUCATIVO CONSTRUIR PALAVRAS 45 – 60 min* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Melhorar a escrita; · Melhorar a leitura; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Canetas; · Folhas e materiais de escrita. PASSOS 1. Começar por pegar em duas ou mais sílabas e formar uma palavra, para exemplificar; 2. Podem colocar-se as várias sílabas dentro de um saco e pedir que, à vez, cada participante tire uma sílaba e coloque em cima da mesa; 3. Quando alguém descobrir uma palavra deve juntar as sílabas e mostrar a palavra que conseguiu, lê em voz alta e explica o que significa; 4. Pode anotar-se o número de palavras que cada participante consegue criar; 5. VARIANTE para participantes com mais dificuldades no português – As sílabas de 4 ou 5 palavras podem ser colocadas em cima da mesa, visíveis. À vez, cada participante tenta descobrir uma palavra. Para facilitar ainda mais, escrever as palavras num papel à parte. Devem discutir-se os significados, procurando explorar a oralidade à volta das palavras descobertas; 6. No final da atividade, escrever todas as palavras descobertas e criar frases. As crianças, conforme o nível de proficiência podem apenas falar e ler as palavras e as frase, ou escrever também. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. DICAS / NOTAS Escolher palavras adaptadas às crianças, jovens ou adultos, com quem vai dinamizar a atividade, isto é, pode ter em conta as preferências/interesses pessoais, ou temas que estão a ser trabalhados, ou ainda as palavras em que têm mais dificuldade, “C” ou “S”, “LH”, “NH”, etc; As palavras podem estar relacionadas com um livro que se leu; Podem haver imagens que representam as palavras recortadas em sílabas, para facilitar a oralidade – os sons que procuram, e forma a encontrar as letras que correspondem a esses sons; Cada participante pode escolher uma palavra e ilustrar essa palavra e escrever ou ditar uma frase relacionada com essa palavra.