melhorar a escrita dos alunos

recurso_7

DESCRIÇÃO

Conjunto de sílabas soltas, que ao unir-se formam palavras.

COMO FAZER

Com restos de papel, ou papel de rascunho, papel de embrulho usado, entre outros materiais reutilizáveis, escrever em letras grandes e bem visíveis várias palavras (VER NOTAS).

MATERIAL

· Folha de papel A4 ou A3;
· Marcadores.

CONSTRUIR
PALAVRAS

45 – 60 min*
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Melhorar a escrita;
· Melhorar a leitura;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Canetas;
· Folhas e materiais de escrita.

PASSOS

1. Começar por pegar em duas ou mais sílabas e formar uma palavra, para exemplificar;

2. Podem colocar-se as várias sílabas dentro de um saco e pedir que, à vez, cada participante tire uma sílaba e coloque em cima da mesa;

3. Quando alguém descobrir uma palavra deve juntar as sílabas e mostrar a palavra que conseguiu, lê em voz alta e explica o que significa;

4. Pode anotar-se o número de palavras que cada participante consegue criar;

5. VARIANTE para participantes com mais dificuldades no português – As sílabas de 4 ou 5 palavras podem ser colocadas em cima da mesa, visíveis. À vez, cada participante tenta descobrir uma palavra. Para facilitar ainda mais, escrever as palavras num papel à parte. Devem discutir-se os significados, procurando explorar a oralidade à volta das palavras descobertas;

6. No final da atividade, escrever todas as palavras descobertas e criar frases. As crianças, conforme o nível de proficiência podem apenas falar e ler as palavras e as frase, ou escrever também.

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

DICAS / NOTAS

Escolher palavras adaptadas às crianças, jovens ou adultos, com quem vai dinamizar a atividade, isto é, pode ter em conta as preferências/interesses pessoais, ou temas que estão a ser trabalhados, ou ainda as palavras em que têm mais dificuldade, “C” ou “S”, “LH”, “NH”, etc;

As palavras podem estar relacionadas com um livro que se leu;

Podem haver imagens que representam as palavras recortadas em sílabas, para facilitar a oralidade – os sons que procuram, e forma a encontrar as letras que correspondem a esses sons;

Cada participante pode escolher uma palavra e ilustrar essa palavra e escrever ou ditar uma frase relacionada com essa palavra.