O que é a Educação Inclusiva?

a imagem mostra o kit pedagógico academia cv.pt com foco na educação inclusiva
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O que é a Educação Inclusiva?

A educação inclusiva é uma abordagem pedagógica que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente das suas diferenças. Ela procura promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade, oferecendo suporte e adaptações para que todos os alunos e alunas possam aprender e desenvolver-se plenamente.

 

Esta abordagem é fundamentada numa série de princípios, consagrados no decreto-lei n.º 54/2018, que incluem a educabilidade universal, a equidade, a inclusão, a personalização, a flexibilidade, a autodeterminação, o envolvimento parental e a interferência mínima. Vamos entender cada um destes princípios um pouco mais a fundo.

tutorias na Escola Básica Mestre Querubim LapaEducabilidade Universal

A educabilidade universal parte do pressuposto de que todas as crianças têm capacidade de aprendizagem. Isso significa que nenhuma criança deve ser excluída ou desencorajada de aprender, independentemente das suas características pessoais.

Equidade

A equidade na educação inclusiva significa garantir que todos/as tenham acesso aos apoios necessários para concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento. Isso inclui adaptações curriculares, materiais e metodologias diferenciadas, suporte pedagógico e recursos de acessibilidade, entre outros.

Inclusão

A inclusão é um dos princípios fundamentais da educação inclusiva. Ela afirma o direito de todas as crianças ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos. Isso significa que nenhuma criança deve ser segregada ou excluída da escola por conta das suas características pessoais.

Personalização

A personalização é um princípio que busca garantir que o planeamento educativo seja centrado no/a aluno/a, de modo que as medidas sejam decididas de acordo com as suas necessidades, potencialidades, interesses e preferências. Essa abordagem permite que cada aluno/a tenha uma experiência educativa adaptada às suas características pessoais, maximizando o seu potencial de aprendizagem.

Flexibilidade

A flexibilidade é um princípio que procura permitir a gestão flexível do currículo, dos espaços e dos tempos escolares, de modo que a ação educativa possa responder às especificidades de cada aluno/a. Isso significa que a escola deve ser capaz de adaptar as suas práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos e de todas, independentemente das suas características pessoais.

Autodeterminação

A autodeterminação é um princípio que procura respeitar a autonomia pessoal das crianças, considerando não apenas as suas necessidades, mas também os seus interesses e preferências. Isso permite que cada aluno/a possa expressar a sua identidade cultural e linguística, criando oportunidades para o exercício do direito de participação na tomada de decisões.

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Envolvimento Parental

O envolvimento familiar é um dos pilares fundamentais da educação inclusiva e da metodologia Academia CV.pt. Os pais, mães e/ou encarregados de educação desempenham um papel crucial no desenvolvimento e sucesso académico dos seus filhos e filhas. A metodologia Academia CV.pt procura criar um ambiente de colaboração e parceria com as famílias, trabalhando em conjunto para identificar as necessidades e potencialidades das crianças e implementar as medidas de suporte adequadas.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra das características fundamentais da educação inclusiva e da metodologia da Academia CV.pt. A gestão flexível do currículo, dos espaços e dos tempos escolares permite que a ação educativa seja adaptada às especificidades de cada aluno/a, através de metodologias diversificadas e de recursos tecnológicos inovadores. A Autodeterminação e a valorização da identidade cultural e linguística dos alunos e alunas são igualmente valorizadas pela metodologia da Academia CV.pt.

Conclusão

Em conclusão, a educação inclusiva é um princípio fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente das suas diferenças e necessidades. A metodologia da Academia CV.pt é um exemplo de boas práticas de educação inclusiva, que promove a igualdade de oportunidades, a personalização do processo educativo, a flexibilidade, a autodeterminação e o envolvimento familiar.

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