Tal como definido na Mochila Pedagógica sobre Aprendizagem Intercultural, editada pelo Conselho da Europa, “o termo “aprendizagem intercultural” pode ser entendido a diferentes níveis. A um nível mais literal, aprendizagem intercultural faz referência ao processo individual de aquisição de conhecimentos, de atitudes ou de comportamentos, associado à interação com as diferentes culturas.”
Seguindo este princípio na prática, no contexto de sala de aula, há que promover a comunicação e a cooperação entre as turmas, a reflexão conjunta, e a aprendizagem em grupo. E que outras boas práticas recomendamos, para uma aprendizagem intercultural bem sucedida?
- Reforçar o sentimento de identificação/pertença através da colaboração entre pares
- Mostrar curiosidade pelas tradições, comida, cultura, estar aberto a conhecer
- Perguntar, tentar perceber, ao invés de “adivinhar” (evitar preconceitos)
- Promover partilha intercultural como momento de aprendizagem comum
- Usar elementos do quotidiano, de casa, do contexto envolvente
- Valorizar os pontos fortes de cada um
- Refletir sobre diferenças entre as pessoas – respeitar e valorizar a aprendizagem
Sempre com estas boas práticas em mente, criámos vários recursos pedagógicos que poderá integrar na sua prática docente, veja aqui!

Aprendizagem intercultural com a metodologia AcademiaCV.pt
O projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt aplica a metodologia ACV.pt no Agrupamento de escolas Marquesa de Alorna, na freguesia de Campolide, em Lisboa, e promove as seguintes atividades:
- Formação de uma rede de tutores voluntários,
- Tutorias individualizadas com os alunos migrantes da EB Mestre Querubim Lapa, promovendo a aprendizagem da língua portuguesa, assim como o seu desenvolvimento pessoal e social
- Oficinas para a interculturalidade, onde a temática é abordada com todos os alunos,
- Atividades de envolvimento parental, promovendo a comunicação entre a criança, os tutores, a escola e a família,
- A formação de professores e educadores de infância, fornecendo ferramentas para o trabalho em sala de aula com turmas interculturais.
- A criação de recursos pedagógicos para trabalhar a interculturalidade em sala de aula, assim como a língua portuguesa e várias competências sociais e académicas.
Para além destas 6 atividades regulares que compõem a metodologia ACV.pt para a aprendizagem intercultural, este projeto prevê ainda a criação de uma rede de escolas ACV.pt, promovendo o intercâmbio de experiências, boas práticas e a autonomização do projeto, para assegurar a sua replicação e sustentabilidade.
A metodologia ACV.pt promove assim um envolvimento da comunidade no desenvolvimento de uma solução de educação não-formal, complementar aos programas de cada ciclo de aprendizagem. Ao trabalhar a aprendizagem intercultural não só com o aluno migrante, mas também com toda a comunidade envolvente – pais, professores, colegas de turma e tutores-, o projeto promove o diálogo intercultural e o desenvolvimento social e académico do aluno. Veja a metodologia em ação neste artigo!