A aprendizagem intercultural no projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt

aprendizagem intercultural
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A aprendizagem intercultural no projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt

Tal como definido na Mochila Pedagógica sobre Aprendizagem Intercultural, editada pelo Conselho da Europa, “o termo “aprendizagem intercultural” pode ser entendido a diferentes níveis. A um nível mais literal, aprendizagem intercultural faz referência ao processo individual de aquisição de conhecimentos, de atitudes ou de comportamentos, associado à interação com as diferentes culturas.”

Seguindo este princípio na prática, no contexto de sala de aula, há que promover a comunicação e a cooperação entre as turmas, a reflexão conjunta, e a aprendizagem em grupo. E que outras boas práticas recomendamos, para uma aprendizagem intercultural bem sucedida?

  • Reforçar o sentimento de identificação/pertença através da colaboração entre pares
  • Mostrar curiosidade pelas tradições, comida, cultura, estar aberto a conhecer
  • Perguntar, tentar perceber, ao invés de “adivinhar” (evitar preconceitos)
  • Promover partilha intercultural como momento de aprendizagem comum
  • Usar elementos do quotidiano, de casa, do contexto envolvente
  • Valorizar os pontos fortes de cada um
  • Refletir sobre diferenças entre as pessoas – respeitar e valorizar a aprendizagem

Sempre com estas boas práticas em mente, criámos vários recursos pedagógicos que poderá integrar na sua prática docente, veja aqui!

tutorias na Escola Básica Mestre Querubim Lapa

Aprendizagem intercultural com a metodologia AcademiaCV.pt

O projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt aplica a metodologia ACV.pt no Agrupamento de escolas Marquesa de Alorna, na freguesia de Campolide, em Lisboa, e promove as seguintes atividades:

  1. Formação de uma rede de tutores voluntários
  2. Tutorias individualizadas com os alunos migrantes da EB Mestre Querubim Lapa, promovendo a aprendizagem da língua portuguesa, assim como o seu desenvolvimento pessoal e social
  3. Oficinas para a interculturalidade, onde a temática é abordada com todos os alunos,
  4. Atividades de envolvimento parental, promovendo a comunicação entre a criança, os tutores, a escola e a família,
  5. A formação de professores e educadores de infância, fornecendo ferramentas para o trabalho em sala de aula com turmas interculturais.
  6. A criação de recursos pedagógicos para trabalhar a interculturalidade em sala de aula, assim como a língua portuguesa e várias competências sociais e académicas.

Para além destas 6 atividades regulares que compõem a metodologia ACV.pt para a aprendizagem intercultural, este projeto prevê ainda a criação de uma rede de escolas ACV.pt, promovendo o intercâmbio de experiências, boas práticas e a autonomização do projeto, para assegurar a sua replicação e sustentabilidade.

A metodologia ACV.pt promove assim um envolvimento da comunidade no desenvolvimento de uma solução de educação não-formal, complementar aos programas de cada ciclo de aprendizagem. Ao trabalhar a aprendizagem intercultural não só com o aluno migrante, mas também com toda a comunidade envolvente – pais, professores, colegas de turma e tutores-, o projeto promove o diálogo intercultural e o desenvolvimento social e académico do aluno. Veja a metodologia em ação neste artigo!

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