a minha família

A-minha-familia-1000x400

DESCRIÇÃO

Cartões com os membros da família para construir uma árvore genealógica

COMO FAZER

Imprimir as fichas (selecionar a página correspondente) e recortar

MATERIAL

· Materiais impressos;
· Lápis;
· Canetas de cor;
· Tesoura.

CONSTRUÍMOS UMA ÁRVORE GENEALÓGICA!

30 min

2 – 3

OBJETIVOS

·Trabalhar o vocabulário da família;
· Promover o conhecimento do contexto do tutorando

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Materiais para desenhar

PASSOS

1. Imprimir as fichas com os pequenos “quadros” vazios, fazer mais cópias de cada quadro ;

2. Pedir para o tutorando escolher as pessoas que fazem parte da sua família e da sua árvore genealógica;

3. Desenhar os retratos das pessoas da família e escrever os nomes em baixo;

4. Sobre uma outra folha, mais grande, desenhar uma árvore onde finalmente colar todas as pessoas da família; será importante identificar as relações entre os membros através das linhas da árvore;

5. Falar sobre o tema da família, se os alunos são mais velhos trabalhar também a escrita, fazer pequenas frases utilizando o vocabulário da família.

JOGO DA MEMÓRIA

10 – 15 min

2 – 4

OBJETIVOS

·Conhecer o campo lexical de “família”;
·Desenvolver as capacidades de memória visual e auditiva.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Apresentar todos os cartões (há 12 cartões diferentes), representativos de elementos de um exemplo de família: pai, mãe, irmã, irmão, avó, avô, tio, tia, primo, prima, cão e gato. Os cartões têm a palavra em português, assim como a imagem;

2. Virar todas as cartas para baixo, pedir a um dos participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de animais iguais;

3. Caso o par não seja igual, o participante deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passa a ser a vez de outro participante voltar duas cartas, tentando encontrar um par;

4. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez do participante;

5. Cada vez que se descobre um par, pode-se pedir ao participante para dizer o nome de uma pessoa da sua família com a qual mantiver essa relação (por exemplo, se sair o cartão da mãe, dizer o nome da sua mãe); ou construir uma frase com a palavra;

6. Tentar identificar, no final, os elementos da família, associando palavra e imagem.

PADRÕES

10 min

2 – 4

OBJETIVOS

·Conhecer o campo lexical de “família”;
·Desenvolver a memória visual;
·Desenvolver a noção de padrão.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Apresentar todos os cartões (há 12 cartões diferentes), representativos de elementos de um exemplo de família: pai, mãe, irmã, irmão, avó, avô, tio, tia, primo, prima, cão e gato. Os cartões têm a palavra em português, assim como a imagem;

2. Criar padrões com as imagens como “pai, mãe, pai, …” e pedir à criança que escolha o cartão que completa o padrão (dar opção de dois ou três cartões diferentes, inicialmente);

3. Enquanto descobrem qual ou quais os cartões que completam cada padrão, as crianças devem dizer o nome, para desenvolver o vocabulário;

4. No final, cada criança pode criar os seus próprios padrões.

DICAS / NOTAS

As famílias são todas diferentes e é muito importante respeitar as diferenças entre elas. Sobretudo na proposta A, é importante imprimir mais folhas para poder criar muitos modelos de famílias diferentes.
É preciso respeitar os ritmos e as necessidades dos alunos, sobretudo quando falamos de coisas delicadas como a família.