VOLTAR LISTA DE RECURSOS A minha família LEITURA INTERCULTURALIDADE CRIATIVIDADE ORALIDADE VOCABULÁRIO ESCRITA DESCRIÇÃO Cartões com os membros da família para construir uma árvore genealógica. COMO FAZER Imprimir as fichas (selecionar a página correspondente) e recortar. MATERIAL · Materiais impressos; · Lápis; · Canetas de cor; · Tesoura. IMPRIMIR MATERIAL JOGO FAMÍLIA CONHECER CONSTRUÍMOS UMA ÁRVORE GENEALÓGICA! 30 min DURAÇÃO 2 – 3 PARTICIPANTES OBJETIVOS ·Trabalhar o vocabulário da família; · Promover o conhecimento do contexto da criança. MATERIAIS COMPLEMENTARES Materiais para desenhar PASSOS 1. Imprimir as fichas com os pequenos “quadros” vazios, fazer mais cópias de cada quadro ; 2. Pedir para a criança escolher as pessoas que fazem parte da sua família e da sua árvore genealógica; 3. Desenhar os retratos das pessoas da família e escrever os nomes em baixo; 4. Sobre uma outra folha, mais grande, desenhar uma árvore onde finalmente colar todas as pessoas da família; será importante identificar as relações entre os membros através das linhas da árvore; 5. Falar sobre o tema da família, se as crianças são mais velhas trabalhar também a escrita, fazer pequenas frases utilizando o vocabulário da família. JOGO DA MEMÓRIA 10 – 15 min 2 – 4 OBJETIVOS ·Conhecer o campo lexical de “família”; ·Desenvolver as capacidades de memória visual e auditiva. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Apresentar todos os cartões (há 12 cartões diferentes), representativos de elementos de um exemplo de família: pai, mãe, irmã, irmão, avó, avô, tio, tia, primo, prima, cão e gato. Os cartões têm a palavra em português, assim como a imagem; 2. Virar todas as cartas para baixo, pedir a um dos/das participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de animais iguais; 3. Caso o par não seja igual, o/a participante deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passa a ser a vez de outro/a participante voltar duas cartas, tentando encontrar um par; 4. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez do/a participante; 5. Cada vez que se descobre um par, pode-se pedir ao participante para dizer o nome de uma pessoa da sua família com a qual mantiver essa relação (por exemplo, se sair o cartão da mãe, dizer o nome da sua mãe); ou construir uma frase com a palavra; 6. Tentar identificar, no final, os elementos da família, associando palavra e imagem. PADRÕES 10 min 2 – 4 OBJETIVOS ·Conhecer o campo lexical de “família”; ·Desenvolver a memória visual; ·Desenvolver a noção de padrão. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Apresentar todos os cartões (há 12 cartões diferentes), representativos de elementos de um exemplo de família: pai, mãe, irmã, irmão, avó, avô, tio, tia, primo, prima, cão e gato. Os cartões têm a palavra em português, assim como a imagem; 2. Criar padrões com as imagens como “pai, mãe, pai, …” e pedir à criança que escolha o cartão que completa o padrão (dar opção de dois ou três cartões diferentes, inicialmente); 3. Enquanto descobrem qual ou quais os cartões que completam cada padrão, as crianças devem dizer o nome, para desenvolver o vocabulário; 4. No final, cada criança pode criar os seus próprios padrões. DICAS / NOTAS As famílias são todas diferentes e é muito importante respeitar as diferenças entre elas. Sobretudo na proposta A, é importante imprimir mais folhas para poder criar muitos modelos de famílias diferentes. É preciso respeitar os ritmos e as necessidades das crianças, sobretudo quando falamos de coisas delicadas como a família.