VOLTAR LISTA DE RECURSOS Dominó dos animais CONCENTRAÇÃO ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 28 peças com duas figuras de animais em cada metade da peça, as figuras de animais podem ser iguais ou diferentes. COMO FAZER Num material reutilizado, colar as ilustrações e recortar de forma a ter um cartão para cada imagem. MATERIAL · Material reutilizado (caixa de cereais | restos de cartolina | caixas de cartão | folhas A4); · Caneta ou marcador; · Tesoura ou x-ato. IMPRIMIR MATERIAL DOMINÓ ANIMAIS CORES NÚMEROS JOGO VAMOS BRINCAR AO DOMINÓ! 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar as cores, animais e números em português; · Melhorar a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Distribuir as peças por cada participante – podem distribuir-se 6 peças a cada participante e as restantes ficam voltadas ao contrário para serem retiradas aleatoriamente quando necessárias; 2. Escolher uma criança para iniciar o jogo e ordenar as crianças, por exemplo por idades; 3. Perguntar o nome dos animais, as cores e os números da peça em jogo; 4. Na sua vez, cada participante tem de tentar combinar as metades das suas peças com as que estão em jogo; 5. Quando uma criança conseguir combinar a peça é a vez de outra criança participar – o/a tutor/a deve verbalizar o nome dos animais e ir estimulando as crianças para que, também, os digam quando jogam; 6. Caso uma criança não tenha nenhuma peça que combine com as que estão em jogo deve passar para a criança seguinte ou ir buscar à mesa, se ainda houver peças disponíveis; 7. Estimular a verbalização dos nomes dos animais ao longo do jogo, assim como das cores e dos números em português; 8. Podem ser feitas perguntas sobre onde vivem os animais, o que comem, como vivem, promovendo a comunicação, adaptada ao nível de proficiência das crianças. DICAS / NOTAS O/A tutor/a pode criar o seu próprio dominó com um tema diferente, por exemplo: profissões, objetos da escola, família, etc. Neste caso, também pode optar por fazer os desenhos em conjunto.