VOLTAR LISTA DE RECURSOS Eu desenho uma história para ti! AUTOCONHECIMENTO CRIATIVIDADE ESCRITA INTERCULTURALIDADE ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Uma folha dividida em duas partes: – acima, quatro painéis; – em baixo, linhas para escrever. COMO FAZER Imprimir o material em anexo ou copiar em uma folha branca. MATERIAL · Material Impresso ou uma folha branca; · Lápis de cor. IMPRIMIR MATERIAL PALAVRAS ESCUTAR CONTAR VIAGENS MIGRAÇÃO EU DESENHO UMA HISTÓRIA PARA TI! 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS ·Melhorar a oralidade e a escrita em português; ·Melhorar a concentração; ·Aumentar o vocabulário em português; ·Promover competências artísticas; ·Desenvolver a consciência sobre a sucessão temporal. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Pedir à criança para desenhar uma história nos quatro espaços da parte superior da folha. A história pode ser totalmente livre ou não, mas deve ter quatro desenhos: o primeiro corresponde à introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento, e o quarto a conclusão; 2. A história a desenhar poderá ter como base um tema proposto pelo/a tutor/a, ou ser de escolha livre para as crianças, mas será necessário apoiar o processo de reflexão e construção da história antes do começo dos desenhos; 3. Depois de desenhar a história, pedir à criança para escrever sua própria história em baixo, identificando o texto com o desenho correspondente; 4. Durante a dinamização da atividade e no fim da sessão, promover a conversa sobre história e os seus elementos. EU DESENHO A MINHA HISTÓRIA PARA VOCÊS! 45 – 60 min 1 – 20 OBJETIVOS ·Melhorar a compreensão de português; ·Aprender a ouvir; ·Promover a interculturalidade; ·Melhorar a oralidade e a escrita em português; ·Melhorar a concentração; ·Aumentar o vocabulário em português; ·Promover competências artísticas; ·Desenvolver a consciência sobre a sucessão temporal. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Pedir à criança para desenhar uma história nos quatros espaços da parte superior da folha: a história deve falar sobre uma viagem. Deve ter quatro desenhos: o primeiro corresponde à introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento, e o quarto a conclusão. Será necessário apoiar o processo de reflexão e construção da história antes do começo dos desenhos; 2. Depois de desenhar a história, pedir à criança para escrever sua própria história em baixo, identificando o texto com o desenho correspondente; 3. No fim, cada criança irá contar a sua história ao grupo; 4. Durante a dinamização da atividade e no fim da sessão, promover a conversa sobre história e os seus elementos. DICAS / NOTAS Este recurso pode ser utilizado com diferentes temas e objetivos pedagógicos, o foco da proposta é promover a criatividade das crianças, sendo eles os protagonistas das suas próprias histórias. Podemos trabalhar a interculturalidade propondo às crianças a escrita da sua própria história como migrantes.