rec_web-03

DESCRIÇÃO

Uma folha dividida em duas partes:
– acima, quatro painéis;
– em baixo, linhas para escrever.

COMO FAZER

Imprimir o material em anexo ou copiar em uma folha branca.

MATERIAL

· Material Impresso ou uma folha branca;
· Lápis de cor.

EU DESENHO UMA HISTÓRIA PARA TI!

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

·Melhorar a oralidade e a escrita em português;
·Melhorar a concentração;
·Aumentar o vocabulário em português;
·Promover competências artísticas;
·Desenvolver a consciência sobre a sucessão temporal.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Pedir à criança para desenhar uma história nos quatro espaços da parte superior da folha. A história pode ser totalmente livre ou não, mas deve ter quatro desenhos: o primeiro corresponde à introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento, e o quarto a conclusão;

2. A história a desenhar poderá ter como base um tema proposto pelo tutor, ou ser de escolha livre para os participantes, mas será necessário apoiar o processo de reflexão e construção da história antes do começo dos desenhos;

3. Depois de desenhar a história, pedir à criança para escrever sua própria história em baixo, identificando o texto com o desenho correspondente;

4. Durante a dinamização da atividade e no fim da sessão, promover a conversa sobre história e os seus elementos.

EU DESENHO A MINHA HISTÓRIA PARA VOCÊS!

45 – 60 min

1 – 20

OBJETIVOS

·Melhorar a compreensão de português;
·Aprender a ouvir;
·Promover a interculturalidade;
·Melhorar a oralidade e a escrita em português;
·Melhorar a concentração;
·Aumentar o vocabulário em português;
·Promover competências artísticas;
·Desenvolver a consciência sobre a sucessão temporal.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Pedir à criança para desenhar uma história nos quatros espaços da parte superior da folha: a história deve falar sobre uma viagem.
Deve ter quatro desenhos: o primeiro corresponde à introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento, e o quarto a conclusão. Será necessário apoiar o processo de reflexão e construção da história antes do começo dos desenhos;

2. Depois de desenhar a história, pedir à criança para escrever sua própria história em baixo, identificando o texto com o desenho correspondente;

3. No fim, cada criança irá contar a sua história ao grupo;

4. Durante a dinamização da atividade e no fim da sessão, promover a conversa sobre história e os seus elementos.

DICAS / NOTAS

Este recurso pode ser utilizado com diferentes temas e objetivos pedagógicos, o foco da proposta é promover a criatividade das crianças, sendo eles os protagonistas das suas próprias histórias.
Podemos trabalhar a interculturalidade propondo aos participantes a escrita da sua própria história como migrantes.