VOLTAR LISTA DE RECURSOS Jogar com as cores CONCENTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO ESCRITA LEITURA MEMÓRIA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 8 cartões, em pares iguais, com quadrados em branco que irão ser pintados com as diferentes cores. COMO FAZER Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina. MATERIAL · Imagens impressas; · Cartão ou cartolina; · Tesoura; · Cola; · Lápis de carvão; · Borracha; · Lápis de cor/Canetas de cor; · Papel de Plastificar (Opcional). IMPRIMIR MATERIAL CORES CARTÕES JOGO QUAL É COR, QUAL É ELA? 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes cores, em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Promover a leitura e escrita. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Distribuir uma folha com todos os cartões a cada participante. Cada quadrado representa um cartão que irá ser recortado; 2. Cada participante deve passar por cima do tracejado da palavra a lápis de carvão. Posteriormente, em conjunto devem ler que palavras conseguiram escrever e perceber, em português; 3. Quando todas as palavras estiverem terminadas, as crianças devem pintar cada quadrado, consoante a palavra/cor escrita em baixo; 4. Por fim, poderão recortar e colar em cartão ou cartolina e plastificar e, posteriormente jogar. JOGO DE MEMÓRIA VERSÃO CORES! 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes cores, em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Estimular a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Mostrar os 8 cartões, já em duplicado e corretamente pintados, que compõem o jogo e relembrar em conjunto o nome das cores representadas; 2. Colocar todos os cartões virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares; 3. Quando decorado, virar os cartões para baixo; 4. Para iniciar o jogo, deve-se pedir a um dos participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de cores iguais; 5. Caso o par não seja igual, o participante deve voltar a colocar os cartões viradas para baixo e passa a ser a vez de outro participante voltar dois cartões; 6. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez dos participantes; 7. Cada vez que se volta uma carta, verbalizar o nome da cor, para que todos comecem a dizer, também, o nome em português; 8. Nomear alguns objetos consoante a cor, utilizando perguntas – exemplo: “O que é que te lembras que tem cor azul? Lembraste de algum objeto com a cor azul?” – e ajudar com alguma sugestões – “e o céu, de que cor é? Então e o mar?”. DICAS / NOTAS Pode-se usar o jogo da memória com outros temas e objetos, por exemplo animais, material escolar, etc.