r4

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 8 cartões, em pares iguais, com quadrados em branco que irão ser pintados com as diferentes cores.

COMO FAZER

Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina.

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Cartão ou cartolina;
· Tesoura;
· Cola;
· Lápis de carvão;
· Borracha;
· Lápis de cor/Canetas de cor;
· Papel de Plastificar (Opcional).

QUAL É COR, QUAL É ELA?

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes cores, em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Promover a leitura e escrita.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Distribuir uma folha com todos os cartões a cada participante. Cada quadrado representa um cartão que irá ser recortado;

2. Cada participante deve passar por cima do tracejado da palavra a lápis de carvão. Posteriormente, em conjunto devem ler que palavras conseguiram escrever e perceber, em português;

3. Quando todas as palavras estiverem terminadas, as crianças devem pintar cada quadrado, consoante a palavra/cor escrita em baixo;

4. Por fim, poderão recortar e colar em cartão ou cartolina e plastificar e, posteriormente jogar.

JOGO DE MEMÓRIA VERSÃO CORES!

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes cores, em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Estimular a memória.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Mostrar os 8 cartões, já em duplicado e corretamente pintados, que compõem o jogo e relembrar em conjunto o nome das cores representadas;

2. Colocar todos os cartões virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares;

3. Quando decorado, virar os cartões para baixo;

4. Para iniciar o jogo, deve-se pedir a um dos participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de cores iguais;

5. Caso o par não seja igual, o participante deve voltar a colocar os cartões viradas para baixo e passa a ser a vez de outro participante voltar dois cartões;

6. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez dos participantes;

7. Cada vez que se volta uma carta, verbalizar o nome da cor, para que todos comecem a dizer, também, o nome em português;

8. Nomear alguns objetos consoante a cor, utilizando perguntas – exemplo: “O que é que te lembras que tem cor azul? Lembraste de algum objeto com a cor azul?” – e ajudar com alguma sugestões – “e o céu, de que cor é? Então e o mar?”.

DICAS / NOTAS

Pode-se usar o jogo da memória com outros temas e objetos, por exemplo animais, material escolar, etc.