VOLTAR LISTA DE RECURSOS Memória Geográfica CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE INTERCULTURALIDADE LEITURA MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 20 cartas, em pares iguais, com imagens de monumentos de diferentes países. COMO FAZER Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente. MATERIAL ·Imagens impressas; ·Cartão ou cartolina; ·Tesoura; ·Cola; ·Lápis de cor/Canetas de cor (Opcional); ·Papel de Plastificar (Opcional). IMPRIMIR MATERIAL PAÍSES VIAJAR PALAVRAS JOGO DA MEMÓRIA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes dos diferentes países, em português, através do reconhecimento dos monumentos representados na imagem; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Mostrar todos os cartões dos monumentos de diferentes países, que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses países em português; 2. Colocar todas cartas que compõem o jogo viradas para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto, o nome dos países); 3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a uma das crianças para voltar duas cartas e ver se tem um par de imagens iguais; 4. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passar a vez a outra criança que deverá voltar duas cartas, tentando encontrar um par; 5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez do participante; 6. Ao voltar uma carta, a criança deve verbalizar o nome do país do cartão, para que as restantes crianças comecem a dizer, também, o nome em português. CONSTRUÇÃO DE FRASES! 30 – 45 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português; · Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações; · Promover a criatividade e imaginação; · Trabalhar a interculturalidade. MATERIAIS COMPLEMENTARES .Folhas brancas; .Lápis de carvão; .Borracha. PASSOS 1. Dividir os cartões pelas crianças, juntamente com uma folha branca; 2. Cada criançalê um cartão, em voz alta, dizendo o nome dos países que tem, em português; 3. Após todos lerem os seus cartões, deverão escrever frases nas suas folhas, sobre os países que lhes calharam. Exemplo: “Eu fui a Espanha de avião”; 4. Partilhar aquilo que escreveram nas suas frases, lendo em voz alta. DICAS / NOTAS Para uma maior integração, perguntar à criança de onde vem e se alguma vez visitou algum dos países do jogo.