r1

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 20 cartas, em pares iguais, com imagens de monumentos de diferentes países.

COMO FAZER

Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente.

MATERIAL

·Imagens impressas;
·Cartão ou cartolina;
·Tesoura;
·Cola;
·Lápis de cor/Canetas de cor (Opcional);
·Papel de Plastificar (Opcional).

JOGO DA MEMÓRIA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes dos diferentes países, em português, através do reconhecimento dos monumentos representados na imagem;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Mostrar todos os cartões dos monumentos de diferentes países, que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses países em português;

2. Colocar todas cartas que compõem o jogo viradas para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto, o nome dos países);

3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a um dos participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de imagens iguais;

4. Caso não calhe um par igual, o participante deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passar a vez a outro participante que deverá voltar duas cartas, tentando encontrar um par;

5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez do participante;

6. Ao voltar uma carta, o participante deve verbalizar o nome do país do cartão, para que os participantes comecem a dizer, também, o nome em português.

CONSTRUÇÃO DE FRASES!

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Desenvolver a capacidade de organizar ideias/ações;
· Promover a criatividade e imaginação;
· Trabalhar a interculturalidade.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

.Folhas brancas;
.Lápis de carvão;
.Borracha.

PASSOS

1. Dividir os cartões pelos participantes, juntamente com uma folha branca;

2. Cada participante lê um cartão, em voz alta, dizendo o nome dos países que tem, em português;

3. Após todos lerem os seus cartões, deverão escrever frases nas suas folhas, sobre os países que lhes calharam. Exemplo: “Eu fui a Espanha de avião”;

4. Partilhar aquilo que escreveram nas suas frases, lendo em voz alta.

DICAS / NOTAS

Para uma maior integração, perguntar ao participante de onde vem e se alguma vez visitou algum dos países do jogo.