1. Guardar os cartões num saco ou caixa;
2. Explicar que ninguém pode falar desde o começo do jogo;
3. Pedir a um participante para selecionar um cartão sem ver e ler o que está escrito;
4. O participante tem que representar a palavra através de mímica, sem falar, para o dinamizador e/ou os outros participantes adivinharem;
5. Pedir para os participantes escreverem a palavra representada pelo colega;
6. Quem escrever mais rápido, e de forma correta, a palavra ganha um ponto. Ganha quem tiver mais pontos no fim do jogo. O dinamizador pode colocar questões sobre a palavra descoberta, por exemplo, se for uma ação, como andar de bicicleta, perguntar se gostam de andar de bicicleta, onde costumam andar, se preferem bicicleta ou trotineta, etc. – promovendo a comunicação durante o jogo;
7. Para complementar a atividade e aumentar a exploração da comunicação em português, podem selecionar-se palavras relativamente às quais se constroem frases em conjunto – escritas ou orais.