VOLTAR LISTA DE RECURSOS Mímica AUTOCONFIANÇA CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE LEITURA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DESCRIÇÃO 20 cartões com palavras escritas em português. COMO FAZER Descarregar a imagem deste PDF e imprimir, recortar e plastificar (opcional). MATERIAL · Folha de papel A4 ou A3; · Tesoura. IMPRIMIR MATERIAL PALAVRAS OBJETOS AÇÕES MÍMICA JOGO ADIVINHA A MÍMICA 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Aprender vocabulário; · Promover a autoconfiança. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Guardar os cartões num saco ou caixa; 2. Pedir a uma criança para selecionar um cartão sem ver e ler o que está escrito; 3. A criança tem que representar a palavra, através de mímica, sem falar, para a/o tutor/a e/ou as restantes crianças adivinharem; 4. Cada vez que uma criança adivinhar a palavra ganha um ponto. Ganha quem tiver mais pontos no fim do jogo. 5. Para facilitar a compreensão, pode-se começar por mostrar todos os cartões que estão em jogo para garantir que todas as crianças sabem o que significa cada palavra. O número de cartões em jogo pode ser mais pequeno para facilitar o jogo, com participantes mais novos ou com níveis de proficiência em língua portuguesa mais baixa. 6. Podem criar-se cartões com desenhos e palavras para permitir o jogo com participantes que ainda não iniciaram a leitura, ou com níveis de proficiência em português mais baixos. ESCREVE A MÍMICA 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Desenvolver a escrita; · Aprender vocabulário. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Guardar os cartões num saco ou caixa; 2. Explicar que ninguém pode falar desde o começo do jogo; 3. Pedir a uma criança para selecionar um cartão sem ver e ler o que está escrito; 4. A criança tem que representar a palavra através de mímica, sem falar, para a/o tutor/a e/ou as restantes crianças adivinharem; 5. Pedir para as crianças escreverem a palavra representada pelo colega; 6. Quem escrever mais rápido, e de forma correta, a palavra ganha um ponto. Ganha quem tiver mais pontos no fim do jogo. O dinamizador pode colocar questões sobre a palavra descoberta, por exemplo, se for uma ação, como andar de bicicleta, perguntar se gostam de andar de bicicleta, onde costumam andar, se preferem bicicleta ou trotineta, etc. – promovendo a comunicação durante o jogo; 7. Para complementar a atividade e aumentar a exploração da comunicação em português, podem selecionar-se palavras relativamente às quais se constroem frases em conjunto – escritas ou orais. DICAS / NOTAS Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, podem-se selecionar ações ou objetos relacionados com alimentos. Para realizar esta atividade, é necessário saber ler e escrever, pelo que será mais adequado a partir do primeiro ciclo. Mas é possível adaptar a Proposta A para crianças mais pequenas, trocando a palavra por um desenho, ou garantindo que há sempre um apoio à leitura e descoberta de significado antes de iniciar a mímica.