r3

DESCRIÇÃO

Uma ilustração de uma janela aberta, sem informação sobre de que divisão da casa faz parte. Junto a ela está a pergunta “O que vejo da minha janela?”.

COMO FAZER

Imprimir a ilustração e preencher individualmente.

MATERIAL

· Ficha da ilustração para imprimir.

O QUE VEJO DA MINHA JANELA?

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4*
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Estimular a criatividade;
· Promover o autoconhecimento.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

.Lápis de carvão;
.Borracha;
.Lápis de cor e/ou canetas de cor.

PASSOS

1. Apresentar a ilustração às crianças;

2. Distribuir uma folha da ilustração a cada criança, explicando que o desenho representa uma janela que pode estar colocada em qualquer parte da casa/escola;

3. Cada criança pode desenhar aquilo que vê da sua janela, independentemente do local, mostrando depois o seu desenho e falando sobre ele, dizendo aquilo que viu (carros, pessoas, jardins, o sol, etc.);

4. Quando todos terminarem (caso seja mais do que uma criança) poderão mostrar os seus desenhos entre o grupo. Caso queiram, podem expor os seus trabalhos.

* Não existe número mínimo ou máximo de participantes, sendo possível realizar com uma só criança ou com uma turma, em sala de aula.

DICAS / NOTAS

Para adaptar às diferentes faixas etárias, em vez de ficar apenas pelo desenho, as crianças mais velhas podem escrever na sua folha o que viram.