VOLTAR LISTA DE RECURSOS O que vejo da minha janela? AUTOCONFIANÇA AUTOCONHECIMENTO CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE EMOÇÕES MEMÓRIA DESCRIÇÃO Uma ilustração de uma janela aberta, sem informação sobre de que divisão da casa faz parte. Junto a ela está a pergunta “O que vejo da minha janela?”. COMO FAZER Imprimir a ilustração e preencher individualmente. MATERIAL · Ficha da ilustração para imprimir. IMPRIMIR MATERIAL DESENHO IMAGINAÇÃO JANELA OBSERVAR O QUE VEJO DA MINHA JANELA? 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4* PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Promover o autoconhecimento. MATERIAIS COMPLEMENTARES .Lápis de carvão; .Borracha; .Lápis de cor e/ou canetas de cor. PASSOS 1. Apresentar a ilustração às crianças; 2. Distribuir uma folha da ilustração a cada criança, explicando que o desenho representa uma janela que pode estar colocada em qualquer parte da casa/escola; 3. Cada criança pode desenhar aquilo que vê da sua janela, independentemente do local, mostrando depois o seu desenho e falando sobre ele, dizendo aquilo que viu (carros, pessoas, jardins, o sol, etc.); 4. Quando todos terminarem (caso seja mais do que uma criança) poderão mostrar os seus desenhos entre o grupo. Caso queiram, podem expor os seus trabalhos. * Não existe número mínimo ou máximo de participantes, sendo possível realizar com uma só criança ou com uma turma, em sala de aula. DICAS / NOTAS Para adaptar às diferentes faixas etárias, em vez de ficar apenas pelo desenho, as crianças mais velhas podem escrever na sua folha o que viram.