VOLTAR LISTA DE RECURSOS O que viste? CONCENTRAÇÃO ESCRITA MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO 4 cartões com várias imagens. COMO FAZER Descarregar a imagem deste PDF e imprimir. MATERIAL … IMPRIMIR MATERIAL OBJETOS CARTÕES PALAVRAS IMAGENS O QUE VISTE? 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aprender vocabulário; · Promover a concentração e a memorização. MATERIAIS COMPLEMENTARES Lápis; folha A4. PASSOS 1. Apresentar um cartão, com várias ilustrações, e pedir às crianças para olhar para ele durante 1 minuto, memorizando os objetos; 2. Pede-se às crianças para, de forma oral ou escrita, dependendo do seu nível de proficiência em português e idade, fazerem uma listagem dos objetos de que se recordem; 3. Pode-se repetir o jogo várias vezes até às crianças se lembrarem de todos os objetos – pode-se começar o desafio individualmente (em competição) e depois terminá-lo em cooperação – juntar as listas de palavras dos participantes até terem conseguido identificar todos os objetos; 4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem os nomes dos objetos, ou uma frase/texto sobre cada um dos objetos. JUNTAR IMAGENS E PALAVRAS 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a leitura e a escrita; · Aprender vocabulário; · Promover a concentração e a memorização. MATERIAIS COMPLEMENTARES Cartões com os nomes dos objetos; tesouras. PASSOS 1. Recortar cada uma das imagens do cartão e assegurar que existe uma palavra correspondente a cada imagem, também, em cartões independentes; 2. Mostrar as imagens e pedir que identifiquem o nome da imagem em português; 3. De seguida, mostram-se os cartões com as palavras e pede-se às crianças para juntarem as imagens aos nomes correspondentes; 4. Apoiar na identificação das palavras, através dos sons iniciais do nome do objeto da imagem e a sua correspondência às letras iniciais das palavras escritas nos cartões; 5. Cada vez que uma criança fizer uma correspondência com sucesso, deverá ler e/ou escrever o nome; 6. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem uma frase/texto, utilizando cada um dos nomes, ou usando vários dos nomes existentes. DICAS / NOTAS Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, pode-se começar com esta atividade com um cartão com várias imagens de alimentos.