4

DESCRIÇÃO

4 cartões com várias imagens.

COMO FAZER

Descarregar a imagem deste PDF e imprimir.

MATERIAL

O QUE VISTE?

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aprender vocabulário;
· Promover a concentração e a memorização.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Lápis; folha A4.

PASSOS

1. Apresentar um cartão, com várias ilustrações, e pedir às crianças para olhar para ele durante 1 minuto, memorizando os objetos;

2. Pede-se às crianças para, de forma oral ou escrita, dependendo do seu nível de proficiência em português e idade, fazerem uma listagem dos objetos de que se recordem;

3. Pode-se repetir o jogo várias vezes até às crianças se lembrarem de todos os objetos – pode-se começar o desafio individualmente (em competição) e depois terminá-lo em cooperação – juntar as listas de palavras dos participantes até terem conseguido identificar todos os objetos;

4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem os nomes dos objetos, ou uma frase/texto sobre cada um dos objetos.

JUNTAR IMAGENS E PALAVRAS

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a leitura e a escrita;
· Aprender vocabulário;
· Promover a concentração e a memorização.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Cartões com os nomes dos objetos; tesouras.

PASSOS

1. Recortar cada uma das imagens do cartão e assegurar que existe uma palavra correspondente a cada imagem, também, em cartões independentes;

2. Mostrar as imagens e pedir que identifiquem o nome da imagem em português;

3. De seguida, mostram-se os cartões com as palavras e pede-se às crianças para juntarem as imagens aos nomes correspondentes;

4. Apoiar na identificação das palavras, através dos sons iniciais do nome do objeto da imagem e a sua correspondência às letras iniciais das palavras escritas nos cartões;

5. Cada vez que uma criança fizer uma correspondência com sucesso, deverá ler e/ou escrever o nome;

6. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem uma frase/texto, utilizando cada um dos nomes, ou usando vários dos nomes existentes.

DICAS / NOTAS

Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, pode-se começar com esta atividade com um cartão com várias imagens de alimentos.