1. Mostrar o cesto tapado e fazer com que os objetos no seu interior façam sons (Audição). Podem colocar-se questões como: “O que estará aqui dentro? Ouvem alguma coisa?”;
2. Pedir aos participantes, à vez, para colocar a mão dentro do cesto, sem o destapar, e sentir as texturas dos objetos (Tacto) – o facilitador pergunta “O que sentes no cesto? É macio/suave?, Frio/Quente?”;
3. Pedir para retirar do cesto um objeto de cada vez, alternadamente, com o cesto ainda tapado. Por cada objeto retirado colocar questões, como: “Sabes o que é?”; “A que cheira?” (Olfacto); “Gostas/não gostas?” , “De que cor é? Com o que se parece?” (Visão); “A que sabe?” (Paladar);
4. Conforme as características do objeto, podem explorar-se os cinco sentidos, através de perguntas e das respostas dos participantes. O facilitador pode sistematizar a informação relativa aos sentidos em associação com as partes do corpo, por exemplo, o nariz serve para cheirar, os ouvidos para ouvir, etc. Dependendo da idade e do nível de proficiência em língua portuguesa, podem ser registadas por escrito as partes do corpo e os sentidos, ou através de desenhos, podem ser elaboradas frases.