recursos_1000x400_5sentidos

DESCRIÇÃO

Dinâmica para trabalhar os cinco sentidos com objetos variados dentro de um cesto.

COMO FAZER

Dentro do cesto pode haver frascos com especiarias, ervas de cheiro, peluches pequenos, pedras, flores, brinquedos pequenos – materiais e objetos de diferentes texturas e aromas.

MATERIAL

· Cesto;
· Lenço ou pano para tapar o cesto;
· Frascos com especiarias e/ou óleos essenciais (para os óleos essenciais, deitar algumas gotas num pouco de algodão dentro do frasco);
· Pequenos brinquedos (texturas diferentes);
· Objetos da natureza…

EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Explorar e identificar os cinco sentidos;
· Desenvolver o foco e atenção;
· Potenciar a curiosidade;
· Introduzir vocabulário relacionado com os objetos.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Mostrar o cesto tapado e fazer com que os objetos no seu interior façam sons (Audição). Podem colocar-se questões como: “O que estará aqui dentro? Ouvem alguma coisa?”;

2. Pedir às crianças, à vez, para colocar a mão dentro do cesto, sem o destapar, e sentir as texturas dos objetos (Tacto) – o facilitador pergunta “O que sentes no cesto? É macio/suave?, Frio/Quente?”;

3. Pedir para retirar do cesto um objeto de cada vez, alternadamente, com o cesto ainda tapado. Por cada objeto retirado colocar questões, como: “Sabes o que é?”; “A que cheira?” (Olfacto); “Gostas/não gostas?” , “De que cor é? Com o que se parece?” (Visão); “A que sabe?” (Paladar);

4. Conforme as características do objeto, podem explorar-se os cinco sentidos, através de perguntas e das respostas das crianças. O facilitador pode sistematizar a informação relativa aos sentidos em associação com as partes do corpo, por exemplo, o nariz serve para cheirar, os ouvidos para ouvir, etc. Dependendo da idade e do nível de proficiência em língua portuguesa, podem ser registadas por escrito as partes do corpo e os sentidos, ou através de desenhos, podem ser elaboradas frases.

DICAS / NOTAS

Este recurso é muito adaptável e pode ser trabalhado um sentido de cada vez ou vários em conjunto, dependendo dos objetos que estão dentro do cesto;

Para crianças mais irrequietas, a sugestão é manter o cesto sempre tapado e retirar do mesmo um objeto de cada vez, para manter foco e curiosidade ao longo do exercício;

O paladar pode ser utilizado, mas será sempre necessário consultar a educadora/professora/encarregado de educação sobre restrições alimentares e/ou alergias.