8

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 14 palavras com sons finais iguais e 14 imagens, cujos sons finais das respectivas palavras também são iguais.

COMO FAZER

Imprimir a tabela com as 14 palavras e a tabela com as 14 imagens. Recortar as palavras e imagens e colar em cartão/cartolina reutilizado.

MATERIAL

· Palavras e imagens impressas;
· Tesoura.

PALAVRAS A RIMAR

30 – 45 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Identificar as diferentes palavras escritas;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar e associar sons;
· Aumentar a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar sobre a mesa as palavras viradas para cima aleatoriamente;

2. Pedir à criança que junte os pares pelo som da última sílaba que lhe parecer semelhante – apoiar com a identificação das letras iguais;

3. Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem e continuar até todas as palavras estarem associadas;

4. Mostrar que as palavras são rimas, como nas canções. Podem, em conjunto, criar quadras com essas palavras e inventar uma canção;

5. No final, podem escolher um par de palavras e descobrir novas palavras que terminam com aquele som – que rimam.

DESCOBRE OS SONS DAS IMAGENS

30 – 45 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar e associar sons;
· Aumentar a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar sobre a mesa as imagens viradas para cima aleatoriamente. Identificar o nome de todas as imagens;

2. Pedir à criança que junte as imagens em pares pelo som da última sílaba que lhe parecer semelhante (ex: Papel-Pincel, Balão – Pão). Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem;

3. Mostrar que as palavras são rimas, como nas canções. Podem, em conjunto, criar quadras com os nomes destas imagens e inventar uma canção;

4. No final, podem escolher um par de imagens e descobrir novas palavras que terminam com aquele som – que rimam;

5. Consoante a idade das crianças, podem juntar-se as palavras com os nomes das imagens e promover o jogo de associação da palavra à imagem. No final, promover a descoberta de que as palavras que têm o mesmo som final são compostas pelas mesmas letras – as palavras que rimam terminam com letras iguais/sílabas iguais.

DICAS / NOTAS

Esta atividade deve ser adaptada consoante as idades das crianças, sendo mais adequado a Jardim de Infância o uso das imagens;

Se as crianças forem mais velhas, pode ser pedido que escrevam a palavra por baixo da imagem ao invés de associar a palavra.