VOLTAR LISTA DE RECURSOS Palavras e rimas ESCRITA LEITURA ORALIDADE ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 14 palavras com sons finais iguais e 14 imagens, cujos sons finais das respectivas palavras também são iguais. COMO FAZER Imprimir a tabela com as 14 palavras e a tabela com as 14 imagens. Recortar as palavras e imagens e colar em cartão/cartolina reutilizado. MATERIAL · Palavras e imagens impressas; · Tesoura. IMPRIMIR MATERIAL SONS RIMAS PALAVRAS SÍLABAS IMAGENS PALAVRAS A RIMAR 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar as diferentes palavras escritas; · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar e associar sons; · Aumentar a concentração. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Colocar sobre a mesa as palavras viradas para cima aleatoriamente; 2. Pedir à criança que junte os pares pelo som da última sílaba que lhe parecer semelhante – apoiar com a identificação das letras iguais; 3. Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem e continuar até todas as palavras estarem associadas; 4. Mostrar que as palavras são rimas, como nas canções. Podem, em conjunto, criar quadras com essas palavras e inventar uma canção; 5. No final, podem escolher um par de palavras e descobrir novas palavras que terminam com aquele som – que rimam. DESCOBRE OS SONS DAS IMAGENS 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar e associar sons; · Aumentar a concentração. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Colocar sobre a mesa as imagens viradas para cima aleatoriamente. Identificar o nome de todas as imagens; 2. Pedir à criança que junte as imagens em pares pelo som da última sílaba que lhe parecer semelhante (ex: Papel-Pincel, Balão – Pão). Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem; 3. Mostrar que as palavras são rimas, como nas canções. Podem, em conjunto, criar quadras com os nomes destas imagens e inventar uma canção; 4. No final, podem escolher um par de imagens e descobrir novas palavras que terminam com aquele som – que rimam; 5. Consoante a idade das crianças, podem juntar-se as palavras com os nomes das imagens e promover o jogo de associação da palavra à imagem. No final, promover a descoberta de que as palavras que têm o mesmo som final são compostas pelas mesmas letras – as palavras que rimam terminam com letras iguais/sílabas iguais. DICAS / NOTAS Esta atividade deve ser adaptada consoante as idades das crianças, sendo mais adequado a Jardim de Infância o uso das imagens; Se as crianças forem mais velhas, pode ser pedido que escrevam a palavra por baixo da imagem ao invés de associar a palavra.