5

DESCRIÇÃO

Um quantos queres de cores

COMO FAZER

Seguir os passos da imagem deste PDF para criar o quantos queres.

MATERIAL

· Folha de papel A4 ou A3;
· Marcadores.

TOCA A COR!

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aprender vocabulário;
· Estimular a criatividade;
· Promover o autoconhecimento.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Material de desenho.

PASSOS

1. Criar o quantos queres com os participantes seguindo as instruções em anexo – envolver os participantes na compreensão oral ou escrita das instruções (consoante o nível de proficiência e idade);

2. Pintar, com os participantes, cada triângulo do quantos-queres com uma cor diferente, favorecendo a aprendizagem dos nomes das cores em português;

3. Pedir para cada um dos participantes dizer, à vez, um número de 1 a 10 e contar com o quantos queres esse número de vezes – incentivar os participantes a contar em conjunto, para reforçar a aprendizagem dos números em português;

4. Após a contagem, o participante escolhe uma das 4 cores visíveis e o dinamizador desafia-o a tocar um objeto presente na sala da cor escolhida;

5. Para aumentar a dificuldade, pode pedir-se aos participantes para tocarem no objeto dessa cor com uma parte do corpo específica (por exemplo: tocar um objeto vermelho com o cotovelo – promovendo a aprendizagem do vocabulário associado ao corpo humano).

TOCA A CABEÇA!

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Estimular a criatividade;
· Aprender vocabulário;
· Promover o autoconhecimento.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Material de desenho.

PASSOS

1. Criar o quantos queres seguindo as instruções em anexo – envolver os participantes na compreensão oral ou escrita das instruções, consoante o nível de proficiência e idade;

2. Fazer, ou colar, um desenho de uma parte do corpo humano em cada triângulo do quantos-queres, enquanto se aprendem os nomes das partes do corpo em português;

3. Pedir para cada um dos participantes dizer, à vez, um número do 1 ao 10, e contar com o quantos queres esse número de vezes – incentivar os participantes a contar em conjunto, para reforçar a aprendizagem dos números em português;

4. Após a contagem, o participante escolhe um dos 4 desenhos visíveis e o dinamizador desafia-o a tocar nessa parte do seu corpo (exemplo: coça a tua cabeça 3 vezes).

DICAS / NOTAS

Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, podem inscrever-se no quantos queres nomes de alimentos ou desenhar ou colar imagens de alimentos.

Outra opção é colocar o nome de mobiliário e objectos da sala de aula (mesa, cadeira, quadro, canetas, lápis) para aferir se o participante consegue indicar tudo no espaço.