VOLTAR LISTA DE RECURSOS Quantos queres? AUTOCONFIANÇA AUTOCONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO DESENVOLVIMENTO SOCIAL EMOÇÕES ESCRITA INTERCULTURALIDADE LEITURA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Um quantos queres de cores COMO FAZER Seguir os passos da imagem deste PDF para criar o quantos queres. MATERIAL · Folha de papel A4 ou A3; · Marcadores. IMPRIMIR MATERIAL CORES CORPO JOGO EDUCATIVO NÚMEROS CONTAR TOCA A COR! 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aprender vocabulário; · Estimular a criatividade; · Promover o autoconhecimento. MATERIAIS COMPLEMENTARES Material de desenho. PASSOS 1. Criar o quantos queres com os participantes seguindo as instruções em anexo – envolver os participantes na compreensão oral ou escrita das instruções (consoante o nível de proficiência e idade); 2. Pintar, com os participantes, cada triângulo do quantos-queres com uma cor diferente, favorecendo a aprendizagem dos nomes das cores em português; 3. Pedir para cada um dos participantes dizer, à vez, um número de 1 a 10 e contar com o quantos queres esse número de vezes – incentivar os participantes a contar em conjunto, para reforçar a aprendizagem dos números em português; 4. Após a contagem, o participante escolhe uma das 4 cores visíveis e o dinamizador desafia-o a tocar um objeto presente na sala da cor escolhida; 5. Para aumentar a dificuldade, pode pedir-se aos participantes para tocarem no objeto dessa cor com uma parte do corpo específica (por exemplo: tocar um objeto vermelho com o cotovelo – promovendo a aprendizagem do vocabulário associado ao corpo humano). TOCA A CABEÇA! 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Aprender vocabulário; · Promover o autoconhecimento. MATERIAIS COMPLEMENTARES Material de desenho. PASSOS 1. Criar o quantos queres seguindo as instruções em anexo – envolver os participantes na compreensão oral ou escrita das instruções, consoante o nível de proficiência e idade; 2. Fazer, ou colar, um desenho de uma parte do corpo humano em cada triângulo do quantos-queres, enquanto se aprendem os nomes das partes do corpo em português; 3. Pedir para cada um dos participantes dizer, à vez, um número do 1 ao 10, e contar com o quantos queres esse número de vezes – incentivar os participantes a contar em conjunto, para reforçar a aprendizagem dos números em português; 4. Após a contagem, o participante escolhe um dos 4 desenhos visíveis e o dinamizador desafia-o a tocar nessa parte do seu corpo (exemplo: coça a tua cabeça 3 vezes). DICAS / NOTAS Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, podem inscrever-se no quantos queres nomes de alimentos ou desenhar ou colar imagens de alimentos. Outra opção é colocar o nome de mobiliário e objetos da sala de aula (mesa, cadeira, quadro, canetas, lápis) para aferir se o participante consegue indicar tudo no espaço.