VOLTAR LISTA DE RECURSOS Transportes CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE LEITURA MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 9 cartões, com imagens de diferentes meios de transporte. COMO FAZER Imprimir duas vezes os cartões com as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina dura. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente. MATERIAL · Imagens impressas; · Cartão ou cartolina; · Tesoura; · Cola. IMPRIMIR MATERIAL TRANSPORTES PALAVRAS APRENDIZAGEM JOGO PEDAGÓGICO JOGO DA MEMÓRIA! 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes dos diferentes transportes, em português, através do reconhecimento do desenho na imagem; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Promover a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES . Lápis de cor/Canetas de cor (Opcional); . Papel de Plastificar (Opcional). PASSOS 1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões dos diferentes meios de transporte que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome dos transportes, em português; 2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto o nome do transporte – inserir em frases do quotidiano. Exemplo: “Como é que tu vens para a escola?” “Em quais transportes já andaste?”); 3. Virar todos os cartões para baixo, pedir a uma das criançaspara voltar dois cartões de cada vez e ver se fazem um par de imagens iguais; 4. Caso não calhe um par igual, a criança em questão deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez a outra criança que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par; 5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez da criança; 6. Ao voltar uma carta, a criança deve verbalizar o nome do transporte no cartão, para que as restantes crianças comecem a dizer, também, o nome em português. BANDA DESENHADA: COMO VOU PARA A ESCOLA 30 – 45 min 1 – 4 OBJETIVOS · Identificar os nomes dos diferentes transportes, em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Promover a memória; · Trabalhar as rotinas. MATERIAIS COMPLEMENTARES . Folhas brancas; . Furador; . Cordel ou linha. PASSOS 1. Para iniciar o jogo, os nomes de todos os cartões com meios de transporte devem ser ditos em voz alta, para aprender o seu som através da sua identificação; 2. Pegar em folhas brancas (3 ou 4 folhas) e dobrar ao meio, fazendo um caderno. Com o furador, fazer dois buracos e passar o cordel para segurar as páginas; 3. Desenhar quadrados largos, como se fosse uma banda desenhada; 4. Quando a estrutura do recurso estiver completa, pode ser desenhada: o objetivo é que seja desenhada a rotina de cada participante ao vir para a escola (com quem, como vem, etc). DICAS / NOTAS Na proposta da banda desenhada, para trabalhar com os alunos mais velhos, devem haver linhas feitas, junto aos quadrados onde serão feitos os desenhos, para que possam escrever à medida que falam da sua rotina.