jogos da memória para imprimir

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 9 cartões, com imagens de diferentes meios de transporte.

COMO FAZER

Imprimir duas vezes os cartões com as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina dura. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente.

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Cartão ou cartolina;
· Tesoura;
· Cola.

JOGO DA MEMÓRIA!

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Identificar os nomes dos diferentes transportes, em português, através do reconhecimento do desenho na imagem;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Promover a memória.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

. Lápis de cor/Canetas de cor (Opcional);
. Papel de Plastificar (Opcional).

PASSOS

1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões dos diferentes meios de transporte que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome dos transportes, em português;

2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto o nome do transporte – inserir em frases do quotidiano. Exemplo: “Como é que tu vens para a escola?” “Em quais transportes já andaste?”);

3. Virar todos os cartões para baixo, pedir a uma das criançaspara voltar dois cartões de cada vez e ver se fazem um par de imagens iguais;

4. Caso não calhe um par igual, a criança em questão deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez a outra criança que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par;

5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez da criança;

6. Ao voltar uma carta, a criança deve verbalizar o nome do transporte no cartão, para que as restantes crianças comecem a dizer, também, o nome em português.

BANDA DESENHADA: COMO VOU PARA A ESCOLA

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes dos diferentes transportes, em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Promover a memória;
· Trabalhar as rotinas.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

. Folhas brancas;
. Furador;
. Cordel ou linha.

PASSOS

1. Para iniciar o jogo, os nomes de todos os cartões com meios de transporte devem ser ditos em voz alta, para aprender o seu som através da sua identificação;

2. Pegar em folhas brancas (3 ou 4 folhas) e dobrar ao meio, fazendo um caderno. Com o furador, fazer dois buracos e passar o cordel para segurar as páginas;

3. Desenhar quadrados largos, como se fosse uma banda desenhada;

4. Quando a estrutura do recurso estiver completa, pode ser desenhada: o objetivo é que seja desenhada a rotina de cada participante ao vir para a escola (com quem, como vem, etc).

DICAS / NOTAS

Na proposta da banda desenhada, para trabalhar com os alunos mais velhos, devem haver linhas feitas, junto aos quadrados onde serão feitos os desenhos, para que possam escrever à medida que falam da sua rotina.