rec_web-07

DESCRIÇÃO

Desenho de uma mala vazia e de vários objetos que a criança utiliza no decorrer de uma viagem.

COMO FAZER

Imprimir a base do recurso, recortar as figuras.

MATERIAL

· Material Impresso;
· Tesoura;
· Lápis.

VAMOS FAZER A MALA

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Melhorar a concentração;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a consciência do que possuímos;
· Melhorar a compreensão de português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Mostrar às crianças a mala e dizer-lhes que vamos de viagem;

2. Pôr as figuras na mesa;

3. Pedir a cada criança para colocar um objeto na mala (por exemplo: Maria passa-me a escova de dentes!). O dinamizador tem que fazer pontes entre os objetos;

4. Perguntar a cada criança o que ela colocaria na mala para viajar para um sítio específico (“o que é necessário para viajar para a montanha?” “e para ir à praia, o que temos de levar na mala?”);

5. No fim, fazer uma listagem dos objetos selecionados para ir na mala, de forma oral ou escrita, dependendo da idade da criança e do nível de proficiência em português;

6. Durante a atividade, promover a conversa sobre o tema da viagem (“para onde é que tu já viajaste?” “que lugares gostarias de conhecer?”).

DICAS / NOTAS

Variantes da atividade:
– fazer o jogo com uma mala real: usar uma verdadeira mala com objetos da vida quotidiana, seguindo os mesmos passos mas usando objetos reais;
– fazer o jogo online: propor à criança fazer realmente uma mala, através de uma videochamada, usando os seus próprios objetos; se isso não é possível, utilizar o Jam Board, colocar uma imagem de uma mala no fundo, e várias imagens de objetos que a criança tem de selecionar e colocar dentro da mala.