9. recurso descreve-me

DESCRIÇÃO

Jogo onde o/a participante escolhe uma personagem de entre as várias (25), e os outros jogadores/as tentam adivinhar qual é a personagem, fazendo perguntas de resposta de ” “sim” ou “não”.

COMO FAZER

Imprimir as duas folhas (uma com as personagens e outra com os tracejados). Colar a folha das personagens numa cartolina, e a folha com tracejados num cartão (opcional). Recortar as imagens das personagens pelo picotado. Colar as imagens já recortadas, na folha dos tracejados.

MATERIAL

  • Folhas impressas;
  • Tesoura;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Cartão.

DESCREVE-ME

30 – 45 min

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OBJETIVOS

· Aprender a descrever as características físicas humanas;
· Treinar a oralidade;
· Trabalhar a memória.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Entregar a folha das personagens, e a folha com tracejados a cada participante. Dar também duas cartolinas ou cartão, com o intuito da criança colar lá as folhas;

2. Pedir a cada participante para colar as folhas nas cartolinas, e depois solicitar para recortar a cartolina que tem as personagens (seguir o picotado);

3. De seguida, cada participante deverá colar as imagens das personagens na cartolina que tem tracejados – A criança deve ter atenção à parte que diz “zona de cola” e ao sítio que diz “colar” (a criança deve dobrar o picotado referente à “zona de cola”, antes de a colar);

4. Cada participante escolhe uma personagem, e cada jogador/a terá de adivinhar a personagem que o/a outro/a jogador/a escolheu. No caso de haver mais de dois/duas participantes, determina-se antes do jogo começar que jogador/a fica com que jogador/a (ex: estão a jogar “A”, “B”, e “C”. O “A” tem de adivinhar a personagem de “B”, o “B” tem de adivinhar a de “C”, e o “C” tem de adivinhar a de “A”);

5. Os/as participantes fazem perguntas de resposta ”sim” ou “não” para tentarem adivinhar a personagem do/a oponente (ex: A tua personagem é loira?) – cada participante faz uma pergunta à vez; 

6. Os/as participantes devem ir utilizando as respostas do/a oponente para irem eliminando personagens, virando para baixo aquelas que já estão excluídas; 

7. O jogo termina quando um/a dos/as participantes der um palpite em relação a qual é a personagem escolhida pelo/a seu oponente, e acertar. No entanto, se der um palpite errado e só houver dois participantes, o/a outro/a jogador/a ganha o jogo.

DICAS / NOTAS

Dependendo da idade/nível de português, o/a tutor/a pode/deve escrever num papel as várias perguntas que os/as tutorandos/as podem usar para questionar o/a oponente e/ou começar a sessão de tutoria por relembrar as várias características físicas de uma pessoa.

Com crianças mais pequenas recomenda-se iniciar a atividade a pintar os cartões, mantendo a mesma personagem igual nas diferentes imagens; e reforçar as características físicas enquanto se pinta.