VOLTAR LISTA DE RECURSOS Descreve-me CONCENTRAÇÃO MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo onde o/a participante escolhe uma personagem de entre as várias (25), e os outros jogadores/as tentam adivinhar qual é a personagem, fazendo perguntas de resposta de ” “sim” ou “não”. COMO FAZER Imprimir as duas folhas (uma com as personagens e outra com os tracejados). Colar a folha das personagens numa cartolina, e a folha com tracejados num cartão (opcional). Recortar as imagens das personagens pelo picotado. Colar as imagens já recortadas, na folha dos tracejados. MATERIAL Folhas impressas; Tesoura; Cartolina; Cola; Cartão. IMPRIMIR MATERIAL CARACTERÍSTICAS PERSONAGENS PERGUNTAS DESCREVE-ME 30 – 45 min 2 OBJETIVOS · Aprender a descrever as características físicas humanas; · Treinar a oralidade; · Trabalhar a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Entregar a folha das personagens, e a folha com tracejados a cada participante. Dar também duas cartolinas ou cartão, com o intuito da criança colar lá as folhas; 2. Pedir a cada participante para colar as folhas nas cartolinas, e depois solicitar para recortar a cartolina que tem as personagens (seguir o picotado); 3. De seguida, cada participante deverá colar as imagens das personagens na cartolina que tem tracejados – A criança deve ter atenção à parte que diz “zona de cola” e ao sítio que diz “colar” (a criança deve dobrar o picotado referente à “zona de cola”, antes de a colar); 4. Cada participante escolhe uma personagem, e cada jogador/a terá de adivinhar a personagem que o/a outro/a jogador/a escolheu. No caso de haver mais de dois/duas participantes, determina-se antes do jogo começar que jogador/a fica com que jogador/a (ex: estão a jogar “A”, “B”, e “C”. O “A” tem de adivinhar a personagem de “B”, o “B” tem de adivinhar a de “C”, e o “C” tem de adivinhar a de “A”); 5. Os/as participantes fazem perguntas de resposta ”sim” ou “não” para tentarem adivinhar a personagem do/a oponente (ex: A tua personagem é loira?) – cada participante faz uma pergunta à vez; 6. Os/as participantes devem ir utilizando as respostas do/a oponente para irem eliminando personagens, virando para baixo aquelas que já estão excluídas; 7. O jogo termina quando um/a dos/as participantes der um palpite em relação a qual é a personagem escolhida pelo/a seu oponente, e acertar. No entanto, se der um palpite errado e só houver dois participantes, o/a outro/a jogador/a ganha o jogo. DICAS / NOTAS Dependendo da idade/nível de português, o/a tutor/a pode/deve escrever num papel as várias perguntas que os/as tutorandos/as podem usar para questionar o/a oponente e/ou começar a sessão de tutoria por relembrar as várias características físicas de uma pessoa. Com crianças mais pequenas recomenda-se iniciar a atividade a pintar os cartões, mantendo a mesma personagem igual nas diferentes imagens; e reforçar as características físicas enquanto se pinta.