6. recurso os mesmos direitos

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 10 cartões, com imagens de diferentes personagens.

COMO FAZER

Imprimir duas vezes os cartões com as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina dura. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente. 

MATERIAL

  • Imagens impressas;
  • Cartão ou cartolina;
  • Tesoura;
  • Cola.

DIREITOS? IGUAIS PARA TODOS

15 – 30 min

2 – 4

OBJETIVOS

· Dar a conhecer os direitos das crianças;
· Sensibilizar para a universalidade dos direitos;
· Aprendizagem de novo vocabulário;
· Trabalhar a memória.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões das diferentes personagens e partilhar o que se vê nas personagens e introduzir o tema dos Direitos das Crianças, através de perguntas como: “Achas que todas estas personagens diferentes merecem ter o mesmo em qualquer lugar do mundo?” “O que as crianças merecem? quais são os seus direitos?”;

2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares;

3. Virar todos os cartões para baixo;

4. Pedir a uma das crianças para voltar dois cartões de cada vez para cima e ver se faz um par de imagens iguais;

5. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez a outro/a participante que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par e assim sucessivamente;

6. Abordar ao longo do jogo os direitos e que somos todos diferentes, com diferentes culturas, tradições, rotinas, religiões, etc.

EXPLORANDO OS DIREITOS

15 – 30 min

2 – 4

OBJETIVOS

· Dar a conhecer os direitos das crianças;
· Sensibilizar para a universalidade dos direitos;
· Aprendizagem de novo vocabulário.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões e partilhar o que se vê nas personagens e introduzir o tema dos Direitos das Crianças:

  • O que sabes sobre os Direitos das Crianças?
  • Sabes que existe um livro que explica todos os Direitos que as Crianças têm (convenção dos direitos da criança)? Quantos direitos achas que existem?
  • Quais são os direitos que tu imaginas que uma criança tem?
  • Quem tem que fazer acontecer os Direitos das Crianças?
  • Alguma vez sentiste que os teus direitos não estavam a ser respeitados? como? o que achas que podes fazer para mudar isso?
  • O que achas que podes fazer para mudar isso?
  • Se tivesses que acrescentar algum direito qual seria?
  • Importante saberes que além de direitos temos deveres também. Que deveres tens? 
  • Será que todas as crianças têm os seus direitos respeitados?
  • Que direitos vês nos cartões?
  • Se tivesses que desenhar um cartão qual seria?

DICAS / NOTAS

Referente à proposta Direitos? Iguais para todos – No final da atividade pode-se complementar com a visualização de um vídeo no Youtube da Direção Geral da Saúde (https://www.youtube.com/watch?v=XIxpGdPkcL4) ou da UNICEF sobre os direitos das crianças (https://www.youtube.com/watch?v=2txldr_OVcg)

Referente à proposta Explorando os direitos – Para complementar levar a convenção dos direitos da criança, ou uma lista dos direitos que as crianças têm.