VOLTAR LISTA DE RECURSOS Os mesmos direitos CONCENTRAÇÃO INTERCULTURALIDADE MEMÓRIA DESCRIÇÃO Jogo composto por 10 cartões, com imagens de diferentes personagens. COMO FAZER Imprimir duas vezes os cartões com as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina dura. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente. MATERIAL Imagens impressas; Cartão ou cartolina; Tesoura; Cola. IMPRIMIR MATERIAL APRENDIZAGEM PERGUNTAS DIREITOS DIREITOS? IGUAIS PARA TODOS 15 – 30 min 2 – 4 OBJETIVOS · Dar a conhecer os direitos das crianças; · Sensibilizar para a universalidade dos direitos; · Aprendizagem de novo vocabulário; · Trabalhar a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões das diferentes personagens e partilhar o que se vê nas personagens e introduzir o tema dos Direitos das Crianças, através de perguntas como: “Achas que todas estas personagens diferentes merecem ter o mesmo em qualquer lugar do mundo?” “O que as crianças merecem? quais são os seus direitos?”; 2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares; 3. Virar todos os cartões para baixo; 4. Pedir a uma das crianças para voltar dois cartões de cada vez para cima e ver se faz um par de imagens iguais; 5. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez a outro/a participante que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par e assim sucessivamente; 6. Abordar ao longo do jogo os direitos e que somos todos diferentes, com diferentes culturas, tradições, rotinas, religiões, etc. EXPLORANDO OS DIREITOS 15 – 30 min 2 – 4 OBJETIVOS · Dar a conhecer os direitos das crianças; · Sensibilizar para a universalidade dos direitos; · Aprendizagem de novo vocabulário. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões e partilhar o que se vê nas personagens e introduzir o tema dos Direitos das Crianças: O que sabes sobre os Direitos das Crianças? Sabes que existe um livro que explica todos os Direitos que as Crianças têm (convenção dos direitos da criança)? Quantos direitos achas que existem? Quais são os direitos que tu imaginas que uma criança tem? Quem tem que fazer acontecer os Direitos das Crianças? Alguma vez sentiste que os teus direitos não estavam a ser respeitados? como? o que achas que podes fazer para mudar isso? O que achas que podes fazer para mudar isso? Se tivesses que acrescentar algum direito qual seria? Importante saberes que além de direitos temos deveres também. Que deveres tens? Será que todas as crianças têm os seus direitos respeitados? Que direitos vês nos cartões? Se tivesses que desenhar um cartão qual seria? DICAS / NOTAS Referente à proposta Direitos? Iguais para todos – No final da atividade pode-se complementar com a visualização de um vídeo no Youtube da Direção Geral da Saúde (https://www.youtube.com/watch?v=XIxpGdPkcL4) ou da UNICEF sobre os direitos das crianças (https://www.youtube.com/watch?v=2txldr_OVcg) Referente à proposta Explorando os direitos – Para complementar levar a convenção dos direitos da criança, ou uma lista dos direitos que as crianças têm.