5 recursos pedagógicos para promover o desenvolvimento académico dos alunos

promover o desenvolvimento académico
promover o desenvolvimento académico

5 recursos pedagógicos para promover o desenvolvimento académico dos alunos

Aprender a estudar de forma eficaz é uma etapa muito importante no caminho para um melhor desempenho escolar. Promover o desenvolvimento académico dos alunos passa por uma reflexão em conjunto com os mesmos sobre as suas motivações para a aprendizagem, os seus métodos de estudo e a responsabilidade que assumem pelo seu sucesso escolar.

Ajudar os alunos a estudar melhor

No projeto Academia CV.pt temos trabalhado esta questão e atestado as melhorias no desempenho dos alunos com a aplicação de melhores técnicas de estudo. Muitas vezes, mais do que dedicar mais tempo ao estudo, os alunos necessitam de ajuda para desenvolver estratégias que lhes permitam ter melhores resultados. Esta é a nossa proposta com este artigo, em que partilhamos consigo 5 recursos pedagógicos para promover o desenvolvimento académico dos alunos!

1- Alunómetro – o recurso pedagógico mais completo para melhorar o perfil de estudo

O alunómetro é um “medidor do aluno”. A base desta atividade pedagógica é composta por diferentes afirmações tais como “Sublinho aquilo que acho mais importante nos textos”, “Faço os trabalhos de casa com a televisão ligada” ou ainda “Nunca faço esquemas nem resumos da matéria”. É pedido ao aluno que responda com sinceridade a estas questões. No final, deverá existir um momento de reflexão com o aluno sobre os comportamentos habituais e os seus resultados. Dessa reflexão deverá resultar um plano de estudo, apoiando o aluno com estratégias para melhorar os pontos onde apresenta mais dificuldades.

2- O meu dia – promover o desenvolvimento académico com uma rotina de estudo

Este recurso pedagógico é composto de várias imagens representativas dos diferentes momentos diários. Brincar, tomar banho, ir à escola, estar ao telemóvel e claro, estudar, são algumas das atividades representadas.

O objetivo deste jogo é pedir à criança que organize as imagens por ordem cronológica na sua rotina, pedindo também que exprima o tempo que dedica a cada uma delas. Desse modo, poderemos conversar com o aluno sobre o tempo dedicado ao estudo e ajudá-lo a melhor organizar a sua rotina, de forma a que o tempo de estudo seja o mais adequado possível!

3- Material escolar – as ferramentas necessárias ao estudo!

Composto por diferentes imagens de material escolar com os respetivos nomes, este é um recurso pensado para facilitar a aquisição deste vocabulário em língua portuguesa. No entanto, este é também um recurso que poderá ser utilizado como base de uma conversa com o aluno sobre os seus hábitos de estudo. Em que situações utiliza o material representado? Como estes objetos / ferramentas o ajudam a ser um melhor aluno? Durante esta conversa, o facilitador / tutor poderá introduzir a temática dos métodos e técnicas de estudo e ajudar o aluno a identificar novas utilizações para os materiais representados.

4- Quantos queres – uma atividade pedagógica muito versátil!

Quem não se lembra do jogo dos quantos queres? Esta é uma atividade pedagógica muito versátil, pois permite trabalhar uma grande variedade de temas!

Construa um quantos queres com várias técnicas de estudo. Peça ao aluno para dizer um número (quantos queres?), e partilhe com ele a técnica de estudo que lhe calhou no jogo. Esta é outra forma de trabalhar os princípios do alunómetro e trabalhar os métodos e técnicas de estudo de uma forma lúdica.

5- Identificar os opostos

Composto por ilustrações que representam os opostos: “Comprido/curto, pequeno/grande”, o objetivo principal deste jogo é aumentar o vocabulário da criança em língua portuguesa. No entanto, este recurso pedagógico pode também ser utilizado como coadjuvante do desenvolvimento académico. Ao identificar os opostos do jogo, faça também a ligação do tema com os métodos e técnicas de estudo : “estudo todos os dias / não estudo todos os dias”, para trabalhar estas questões com os seus alunos.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!