5 recursos pedagógicos para desenvolver a autoconfiança das crianças

desenvolver a autoconfiança das crianças
desenvolver a autoconfiança das crianças

5 recursos pedagógicos para desenvolver a autoconfiança das crianças

Quantas vezes, na nossa profissão, ou mesmo enquanto pais, sentimos que temos de desenvolver a autoconfiança das crianças ao mesmo tempo que trabalhamos as questões académicas?

Conhecer melhor as nossas crianças e trabalhar as suas competências sociais constitui, muitas vezes, a chave para o sucesso académico. E claro, contribui para o bem-estar geral da criança !

Aumentar a autoconfiança das crianças migrantes

Com as crianças migrantes, esta questão é especialmente importante: muitas vezes têm vergonha de falar ou de ser ativos em grupo, pelo menor domínio da língua portuguesa ou até, pelas suas diferentes origens. É nossa responsabilidade, enquanto educadores e professores, proporcionar um ambiente favorável ao bom desenvolvimento psicossocial da criança. 

De modo a facilitar a sua tarefa, partilhamos consigo 5 recursos pedagógicos que criámos para desenvolver a autoconfiança das crianças! 

Leia abaixo as descrições e clique no link para aceder ao ficheiro de cada recurso pedagógico. Nesta página pode descarregar e imprimir o recurso e também ter acesso às instruções de como o utilizar.

Criados para trabalhar as competências linguísticas, sociais e académicas das crianças migrantes, podem (e devem!), ser também utilizados por toda a comunidade.

1- O Alvo das Emoções – o que sentem as suas crianças?

exercícios para trabalhar as emoções

Este é um recurso poderoso para conhecer as emoções das suas crianças. Como jogar ao alvo das emoções? Imprima o alvo e os emojis que representam as diferentes emoções. Pergunte depois à criança como se sente relativamente à aula / à sessão, ou a qualquer assunto que queira explorar. Peça para colocar a emoção correspondente no alvo das emoções, representando assim qual a intensidade da mesma.

Com esta ferramenta, estimule a expressão da criança e potencie o reforço positivo, aumentando assim a sua autoconfiança.

2- O jogo da mímica – Diversão garantida!

Esta é uma versão do clássico jogo da mímica. Uma das crianças tenta representar uma palavra (que só ela conhece). As outras crianças tentam adivinhar a palavra que está a ser representada.

Esta é uma forma divertida de trabalhar a expressão em língua portuguesa e também de reforçar a autoconfiança das crianças a vários níveis. A criança que está a representar sente-se validada pelo grupo. As crianças que tentam adivinhar ganham mais confiança na sua expressão em língua portuguesa, assim como no sentido de pertença ao grupo.

3- Recurso Pedagógico – O que vejo da minha janela

Imprima a ilustração da janela que preparámos para si, e peça às crianças para desenhar o que vêm da sua janela. Consoante a idade da criança, pode também pedir que ela escreva o que está a ver. Com este recurso pedagógico irá proporcionar o desenvolvimento da expressão oral da criança, que irá ganhando mais confiança à medida que for dando reforço positivo e efetuando as correções linguísticas necessárias.

4- Recurso Pedagógico –  Quem és tu?

Este é o recurso pedagógico ideal para iniciar uma dinâmica de quebra gelo, mas poderá ser utilizado para muitos outros fins. Faça download do dado com perguntas. “Como é a minha família?”, “Quem são os meus amigos?”, são duas das perguntas que estão neste recurso, que lhe permitirá conhecer melhor os seus educandos e que eles se conheçam entre si. Depois é só lançar o dado e deixar que respondam às perguntas, criando uma dinâmica divertida.

5 – Boa disposição com a “Canção do bom dia”

Nada melhor que a música para animar! Cante a canção do bom dia com os seus educandos, usando a voz e o corpo, acompanhando com gestos que ilustram a letra. Esta atividade ajudará na criação de um espírito de grupo e poderá ser o pontapé de partida de todas as sessões com os seus educandos. Ao cantar em grupo os educando ficarão mais desinibidos e autoconfiantes.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!