5 atividades pedagógicas para melhorar as competências sociais das crianças

competências sociais
competências sociais

5 atividades pedagógicas para melhorar as competências sociais das crianças

Aprender a respeitar-se a si e aos outros, saber interagir em comunidade, ser assertiv@, criar amizades ou ainda aprender a resolver conflitos de forma adequada, são algumas das competências sociais que devem ser trabalhadas desde cedo.
É muito importante que o trabalho da autoconfiança ou do desenvolvimento académico, tenha também em conta a criança como um ser social, que tem necessidade de ser aceite pelos seus pares e pela comunidade em geral.

Atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento social

Todas as atividades propostas estão construídas para um treino integrado, em que são trabalhadas várias competências técnicas, pessoais e sociais, de uma forma leve e em forma de jogo. Compete ao facilitador dar mais foco às questões que pretende trabalhar, atendendo aos objetivos específicos da sessão. Em seguida apresentamos os 5 recursos pedagógicos propostos, e de que forma ajudam no desenvolvimento de competências sociais.

1- Conta-me o que vês – Estimular o trabalho em equipa

Esta é uma atividade pedagógica que permite melhorar o trabalho em equipa, e aumentar a autoconfiança da criança no contexto da relação com os outros.

Imprima duas vezes as imagens deste recurso e corte uma dessas imagens em diferentes peças de um puzzle. Forme duas equipas : uma terá a imagem original, e a outra, a imagem recortada. A equipa que tem a imagem em peças, tem de seguir as instruções da outra equipa para poder montar o puzzle.

2- Imagens e sons – Jogar em grupo

Faça uma seleção de imagens encontradas em revistas, e agrupe-as em pares, tendo em conta a sua sílaba de início ou de fim.
Por exemplo, gato e rato (duas palavras que rimam), ou maçã e macaco (que iniciam com a mesma sílaba).
Distribua depois as imagens pelos seus alunos, como se fosse um jogo de cartas e peça que encontrem nos seus baralhos, palavras que tenham sílabas em comum com as palavras das cartas dos outros jogadores.
Através deste jogo de cartas, estará a trabalhar as competências em língua portuguesa, assim como todas as competências sociais associadas à realização de um jogo em grupo: regulação das emoções, respeito das regras sociais ou ainda a autoconfiança e a afirmação em contexto de grupo.

3- Canção do Bom dia – Aumentar o sentimento de pertença

Esta é uma canção cheia de energia positiva, para iniciar as sessões de grupo de forma animada! Convide os seus alunos a cantar a Canção do bom dia, acompanhando com gestos e interagindo com colegas. Esta é uma atividade de grupo que vai contribuir para melhorar a autoestima dos alunos e ajudar a criar um sentimento de coesão e de pertença a um grupo.

4- Desenha uma ideia – Estimular a partilha de ideias em grupo 

Clique no link abaixo e imprima a ilustração de uma cabeça com espaço em branco e a instrução “Desenha uma ideia na tua cabeça”. Peça aos seus alunos que desenhem quais as ideias e emoções que normalmente têm na sua cabeça! Depois estimule a verbalização do que foi desenhado por parte da criança e fomente a conversa em grupo sobre o que foi partilhado. Todos sentem, ou já sentiram o mesmo? Caso queira evitar a partilha de sentimentos menos positivos, pode orientar o exercício referindo que a figura representada na ilustração tem um sorriso.

5- O alvo das emoções – Estimular a reflexão sobre as emoções em grupo

exercícios para trabalhar as emoções

Ao clicar no botão abaixo, vai encontrar um alvo e os emojis que representam as diferentes emoções. Pergunte depois à criança como se sente relativamente à aula / à sessão, ou a qualquer assunto que queira explorar. Peça para colocar a emoção correspondente no alvo das emoções, representando assim qual a intensidade da mesma. Promova depois a discussão em grupo sobre as emoções e sensações de cada um. Ajuste o seu reforço positivo ou a necessidade de contenção de comportamentos menos adequados, para estimular a troca de ideias de forma saudável dentro do grupo. 

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!