5 atividades para trabalhar a diversidade cultural na sala de aula

5 atividades para trabalhar a diversidade cultural na sala de aula

Trabalhar a diversidade cultural na sala de aula é um desafio para si? Não se preocupe, neste artigo vai encontrar 5 recursos pedagógicos (e um bónus muito especial!), para trabalhar a interculturalidade com as suas crianças e jovens! 

É necessário educar para a diversidade cultural?

Educar para o respeito pela diferença e para um ambiente verdadeiramente inclusivo pode ser desafiante, mas os números corroboram a sua importância. O estudo “Perceção da População sobre Discriminação e Crimes de Ódio”, do Barómetro APAV 2019, refere que 35% dos inquiridos foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu violência discriminatória. A principal motivação identificada foi a origem racial ou étnica. Educar para a interculturalidade é uma necessidade nas nossas escolas, sobretudo com o aumento de alunos e alunas migrantes nas salas de aula.

Como integrar a interculturalidade na sala de aula?

A diversidade cultural é uma riqueza, e sempre que possível deve integrar e celebrar as diferentes culturas das crianças presentes na turma. Como fazê-lo?

  • Celebrar as festividades e datas especiais destas culturas;
  • Integrar a experiência e cultura das crianças, valorizando-as junto da turma;
  • Promover a entreajuda entre os alunos da turma;
  • Desenvolver atividades que promovam o diálogo intercultural.

O projeto Academia CV.pt trabalha com várias escolas com o desafio da integração de crianças migrantes. Desenvolvemos assim uma metodologia que inclui toda a comunidade escolar, e que tem apresentado excelentes resultados. No âmbito deste projeto, desenvolvemos vários recursos pedagógicos que podem ser utilizados na sala de aula, em diversos contextos e níveis de escolaridade. Veja aqui a nossa seleção de recursos que poderão ajudar nesta tarefa.

1- Celebrar a diversidade cultural na gastronomia

recurso pedagógico para trabalhar a diversidade cultural

Uma das melhores formas de conhecer melhor uma cultura é provar a sua gastronomia! Este recurso pedagógico convida as crianças migrantes a partilhar uma receita do seu país. Esta ficha de atividade para imprimir é composta de diferentes secções: quais os ingredientes da receita e como preparar estes ingredientes. Esta atividade é uma excelente forma de desenvolver o diálogo intercultural entre as suas crianças. Trabalha ainda outras competências, tais como a criatividade, a memória, a escrita ou o vocabulário. No final da atividade, convide as crianças a trocar as receitas entre si e a pedir aos encarregados de educação para experimentá-las em casa! Termine a aula em beleza a colorir as belas ilustrações da ficha de atividades!

2- Viajar sem sair do lugar

As suas crianças vão adorar as ilustrações do recurso Memória Geográfica! São 20 cartas para imprimir com diferentes monumentos do mundo. A criatividade é o limite para a utilização deste recurso pedagógico, mas damos-lhe duas sugestões:

  • um jogo da memória

Imprimir a ficha de atividade duas vezes, e utilizar como um jogo de memória, não sem antes conhecer todas as cartas com a sua turma e identificar os monumentos e países!

  • um jogo de construção de frases

Dividir as cartas pelos participantes e convidar a turma a escrever frases sobre os monumentos e países que lhes calharam!

Se tiver na sua turma crianças com origem nos países representados, convide-as a falar um pouco da sua cultura aos colegas! Vai criar uma verdadeira experiência intercultural na sua sala de aula e promover a concentração e a aquisição de novo vocabulário em língua portuguesa.

3- “Ai que saudades que eu já tinha, da minha alegre casinha”

recurso pedagógico para trabalhar a diversidade cultural

Esta atividade pedagógica foi criada para trabalhar o vocabulário sobre as partes da casa. Neste recurso, uma das ilustrações é uma casa vazia, e as restantes ilustrações são os diferentes elementos que compõem a casa. Assim, as crianças podem aprender o vocabulário sobre a habitação a jogar! Introduza a temática da diversidade cultural: será que as crianças conhecem diferentes tipos de casas em Portugal? E noutros países? Convide os seus alunos e alunas migrantes a partilhar as suas experiências!

4- Famílias do mundo

Um dos principais objetivos deste recurso é a aprendizagem do vocabulário do campo lexical de “família”. No entanto, ele é muito mais que isso! Este recurso pedagógico pode ser o pretexto para abordar as diferentes famílias no mundo. Damos 3 sugestões de utilização:

  • Uma árvore genealógica para imprimir e desenhar;
  • Um jogo da memória;
  • E um jogo de padrões!

Clique no botão para conhecer este recurso!

5- Um puzzle de festividades interculturais

puzzle de festividades recurso sobre diálogo intercultural

Este recurso pedagógico promove outra forma de aprendizagem intercultural, através das festividades de cada cultura.

Com estas 3 ilustrações, vai poder dar a conhecer às crianças as seguintes festividades:

  • Natal em Portugal
  • Ano novo do Bangladesh; 
  • Dashain do Nepal.

Tem alunos destas nacionalidades na sua sala de aula? Convide-os a partilhar as suas experiências! Para além desta dinâmica intercultural, a atividade está ainda desenhada em forma de puzzle, para desenvolver a concentração! Encontrará também uma versão da ilustração para colorir.

Um bónus! Recursos pedagógicos para trabalhar os ODS

Outra das formas de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula, é abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Será que todos os países estão no mesmo nível de cumprimento destes objetivos? Com este quadro interativo, escolha qual o ODS que gostaria de trabalhar com a sua turma, e descubra o recurso pedagógico que pode utilizar para trabalhar essa temática!

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!