As tutorias do projeto Academia CV.pt As tutorias do projeto Academia CV.pt O objetivo da atividade Tutorias no projeto Academia CV.pt é a realização de um apoio individualizado através de uma rede de tutores/as voluntários/as da comunidade a crianças e jovens imigrantes, de forma a contribuir para a melhoria da comunicação em português, o desenvolvimento socioeducativo e a sua integração em contexto educativo e na comunidade. As tutorias são garantidas pela rede de tutores/as, identificada e descrita no ponto anterior, em articulação com a equipa técnica/pedagógica, e são dirigidas a crianças e jovens imigrantes. As sessões de tutoria realizam-se uma vez por semana, em horário letivo, e permitem o apoio complementar às medidas escolares, no âmbito do ensino da língua, reforçando as competências pessoais e sociais, aumentando a autoconfiança e o sucesso académico. Funcionam numa relação de até 2 alunos/as para 1 tutor/a. Cada sessão é planeada pelos/as voluntários/as, tendo por base o diagnóstico de PLNM, o percurso escolar e o perfil linguístico previamente disponibilizados por docentes de 1ºciclo e educadores/as de infância. Para o seu sucesso é fundamental o envolvimento e a articulação com a equipa docente, existindo momentos de diálogo com os/as docentes de 1ºciclo, educadores/as de infância e direção das escolas durante a implementação do projeto. Esta atividade responde aos princípios orientadores: O ensino ajustado às necessidades de cada criança, através da realização de sessões de tutoria individualizadas, centradas nas necessidades específicas de cada criança, existindo um planeamento diferenciado; A aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão como componentes indissociáveis, através de abordagem holística do desenvolvimento integrado do/a aluno/a: desenvolvimento de competências de comunicação em português, competências pessoais e sociais e competências académicas. Identificação e seleção de alunos/as em articulação com o corpo docente Os Educadores/as de infância e docentes de 1ºciclo são responsáveis pela identificação e pela seleção de alunos/as que participam no Academia CV.pt, dado o conhecimento prévio que têm das crianças que acompanham. As crianças e jovens que integram o Academia CV.pt são alunos/as que necessitam de reforço ao nível da comunicação em português e consequente integração no contexto escolar. A identificação e a seleção são concretizadas através do preenchimento da ficha de caracterização inicial dos/as alunos/as que participam no Academia CV.pt, na qual se avaliam as necessidades e potencialidades de cada criança ao nível do desenvolvimento pessoal, social, académico e da comunicação em português. A avaliação do resultado das tutorias No final do ano letivo, é preenchida novamente a ficha de caracterização final do/a aluno/a pelos/ as docentes, com o intuito de avaliar a evolução do estudante no período de tutoria. Uma forma de medição da evolução da criança é através da análise comparativa entre a ficha de caracterização inicial e a final, usando a seguinte fórmula: (valor final – valor inicial)/valor inicial. Este valor resultante é a percentagem de aumento de cada uma das competências avaliadas. KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.